Ivan Marques, cantor e empresário

"O samba é a minha vida; é o amor que eu tenho"

Dono de uma trajetória cheia de mudanças, mas sempre com o mesmo objetivo, ele se dedica ao samba em São Luís, criando grupos e casas de shows

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Ivan Marques está completando 20 anos de carreira e hoje é empresário do ramo musical
Ivan Marques está completando 20 anos de carreira e hoje é empresário do ramo musical

SÃO LUÍS - Com mais de 20 anos de música, sempre apostando no gênero samba - o grande amor de sua vida -, Ivan Marques tem uma trajetória cheia das mais variadas experiências até ter se tornado o empresário e dono de um projeto engrandecedor do gênero musical e que ele desenvolve hoje, no Maranhão.

Ele começou cedo, aos 16 anos, e já faturava profissionalmente por isso. Mas a música surgiu em sua vida bem antes. Quando criança, o pai era amante do samba/pagode e MPB, e tendo crescido ouvindo as icônicas músicas da década de 1970, passou a admirar o som e, por brincadeira, tomou gosto e seguiu no ritmo efervescente que tem o samba, tornando-se um profissional da música e empresário do ramo.

A brincadeira tomou formato de profissão desde a criação do grupo Samba S, que surgiu ainda no seu tempo de colégio, em parceria com colegas de rua e de escola. Foram cantores como Nelson Gonçalves, Alcione, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila que povoaram seus sonhos, pois não há nada mais incentivador que os bons exemplos de sucesso para tomá-los como referência e alçar uma brilhante carreira.

Após o Samba S, Ivan participou do grupo Compasso e se apresentou em restaurantes, pizzarias, casas de show, praias e onde mais houvesse convite. Passado um ano engajado ao grupo, ele recebeu o convite para integrar o Sambaceuma, que cantava samba e pagode, mas também forró e outros diferentes gêneros.

No Sambaceuma, Ivan permaneceu por 10 anos, quando optou seguir carreira solo, fundando o Pagode do Ivan, que existe desde 2008. E foi, também, no convívio diário com profissionais e empresários da música, que ele começou a enxergar além dos palcos, passando a empresariar o seu amor pelo samba e fundando um espaço exclusivo para músicas do estilo.

Assim, surgiu o Botequim do Ivan, que já funciona no mercado musical de São Luís há mais de um ano, animando o domingo dos admiradores do ritmo.

“O samba é a minha vida; a minha profissão; é o amor que eu tenho, como se fosse alguém da família. É de onde provém o meu sustento e o sustento de quem trabalha comigo”, declarou Ivan, ao falar sobre o significado do samba em sua vida. “Para mim é tudo, não só o samba, como a música em geral”.

Coragem

Se jogar de cabeça por acreditar e querer conservar àquilo que se ama não é para todos e requer coragem. Os percalços da vida, do samba e, por vezes, a falta de oportunidade de crescimento não fizeram de Ivan alguém que desiste com facilidade dos objetivos que se possui.

Houve quem duvidasse que o projeto - a criação de um espaço exclusivo para o samba - desse certo. Mas isso não foi o suficiente para que ele desistisse do sonho, nem mesmo a dificuldade em montar a estrutura do local.

O Botequim existe há um ano e é recorde de público todos os domingos em espaço localizado no Planalto Anil III. Inclusive, observando uma lacuna que precisava ser ocupada, Ivan destaca a abertura do Botequim com samba também no sábado, dando início à novidade no próximo dia 21, com o lançamento do primeiro DVD do Botequim do Ivan.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.