Prevenção

Mais salva-vidas para evitar casos de afogamento nas férias

Alguns pontos da orla, apesar de impróprios para banho, segundo laudo de balneabilidade, terão aumento de salva-vidas reforçado com aumento de 10%

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Famílias se divertem na praia, em São Luís, onde efetivo de salva-vidas será aumentado em até 10%
Famílias se divertem na praia, em São Luís, onde efetivo de salva-vidas será aumentado em até 10% (praia são luís)

SÃO LUÍS - Julho é época de férias escolares e, apesar de impróprias para banho, conforme atesta último laudo de balneabilidade expedido pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) divulgado por O Estado na segunda-feira (2), as praias costumam apresentar no período um crescimento no fluxo de banhistas. Por isso, a vigilância em pontos considerados estratégicos da orla da Grande Ilha deverá aumentar.

Alguns pontos terão aumento no efetivo de salva-vidas em até 10%. A expectativa principal é evitar casos de desaparecimento de crianças e afogamentos. Para facilitar o trabalho, as praias da cidade foram divididas e estão sob responsabilidade compartilhada do Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar) e do grupamento de salvamento aquático da Guarda Municipal, da Prefeitura de São Luís. As praias do Olho d’Água e Ponta d’Areia serão monitoradas pelo departamento administrativo municipal. Os demais pontos serão da alçada do BBMar.

O Estado acompanhou na manhã de ontem (5) parte do trabalho de vigilância da orla do Olho d’Água. No local, além dos destacamentos a pé, homens também seguiram em viaturas e quadriciclos para verificar se algum banhista está em uma margem da maré fora dos padrões de segurança. “Todo esse trabalho para evitar quaisquer ocorrências que possam tirar a tranquilidade nesta área”, disse o coordenador do corpo de salva-vidas da Guarda Municipal, Edilson Diniz.

Ainda de acordo com ele, durante os dias de semana serão doze homens divididos em turnos matutino (seis homens) e vespertino (outros seis homens). Um grupo também permanecerá na unidade fixa do serviço, na praia do Olho d’Água, durante a noite. “Como vem alguns banhistas para cá neste horário, então vamos manter o nosso monitoramento”, afirmou.

Além dos possíveis casos de afogamento, o grupamento também atende a outros tipos de ocorrências, como suporte em caso de fraturas, por exemplo. “Neste caso, fazemos o atendimento inicial, prestamos a assistência e transportamos para uma unidade de saúde mais próxima”, frisou o coordenador do corpo de salva-vidas da Guarda Municipal.

Segurança
Outra missão do grupamento ligado à Guarda Municipal, desde o último fim de semana, é zelar pela segurança dos frequentadores, atendendo a casos de vítimas de roubos e furtos. De acordo com Edilson Diniz, os guardas com porte de arma estão fazendo uso de armamento e coletes à prova de bala, caso precisem imobilizar algum meliante. “É uma missão nova e de grande responsabilidade nossa a partir de agora”, disse Diniz.

Banhistas
Na Praia do Caolho, o movimento na manhã de ontem (5), dia útil, por volta das 11h era semelhante ao visto em fins de semana. “Aproveitando para curtir um pouco a praia com meu filho”, disse Vanda Lopes, professora, que estava com o filho de 11 anos na praia. Ela se preocupa com o bem-estar dele neste período. “Sempre peço para ele ficar próximo de mim e vou com ele até a água, caso precise”, frisou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.