Perigo

Mureta da Barragem do Bacanga oferece risco iminente a usuários

Grades de ferro que compõem a estrutura da mureta estão enferrujadas e quebradas; pedestres e pescadores que usam o local reclamam da situação e exigem obra urgente na estrutura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Mureta da Barragem do Bacanga expõe  danos causados por ferrugem
Mureta da Barragem do Bacanga expõe danos causados por ferrugem (barragem bacanga mureta)

SÃO LUÍS - A mureta de proteção da Barragem do Bacanga, que deveria resguardar pescadores e pedestres de quedas, está deteriorada. Por causa da situação, quem passa no local se sente inseguro e exige uma obra com urgência, para evitar acidentes graves e até mortes. As grades que compõem a estrutura do parapeito estão enferrujadas e quebradas.
“Um absurdo essa mureta estar assim. É muito perigoso, tanto para nós, pescadores, quanto para os pedestres. De vez em quando passa gente aqui de bicicleta e a roupa da pessoa prende nas grades que estão soltas. Deveriam vir fazer uma obra, antes que aconteça o pior”, relatou o pescador Aldenir Vaz.
“Cadê alguém para ajeitar isso aqui? Já vi pessoas se acidentando. Se não pudemos andar na ponte, vamos ter que ir para a pista. É complicado. É um risco diário”, disse o pescador João Batista, de 60 anos, enquanto passava pelo local em direção a barragem.

Acidente
No último dia 4 de março deste ano, a jovem Beatriz Brissan Félix, de 18 anos, caiu de uma altura aproximadamente de quatro metros, do calçadão da praia da Ponta d’Areia, em São Luís. De acordo com informações do Batalhão de Turismo da Polícia Militar (BPTur), o acidente aconteceu após o parapeito quebrar e ela despencar.
A jovem recebeu os primeiros socorros pelos policiais militares e logo depois a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou os atendimentos médicos. Beatriz sofreu alguns ferimentos, pois caiu entre as pedras da praia, e foi encaminhada ao hospital.
Devido aos danos, a vítima acionou advogados para encaminhar o caso à Justiça. “Vamos entrar com uma ação contra o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís para cobrar os danos estéticos e morais a Beatriz Brissan. Estamos analisando a circunstância do acidente e entender porque os órgãos competentes não informam que ali é uma área de perigo. Uma perícia será realizada no local, em breve”, afirmou o advogado da vítima, Eduardo Noleto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.