SÃO LUÍS - Mais de 70% dos 19 homicídios dolosos ocorridos este mês na Região Metropolitana de São Luís foram cometidos com arma de fogo, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP). Um total de 14 pessoas foram mortas a tiros e entre as vítimas, dois adolescentes. Até o momento, o último dia 4 está sendo considerado como o mais violento com registro de quatro ocorrências.
A última vítima de arma de fogo foi identificada como Jilmer Clayton Sousa Diniz, o Keké, de 39 anos, assassinado na noite do dia 17, no Coroadinho. De acordo com familiares da vítima, o homem foi baleado no quintal de sua residência por dois criminosos ainda não identificados, que fugiram em uma motocicleta.
Jilmer Clayton levou sete tiros no tórax, abdômen, perna e ombro. Ele ainda foi levada para a Unidade Mista de Saúde do Coroadinho, mas morreu antes de ser submetida a tratamento cirúrgico. O caso está sendo investigado pela Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP) e há possibilidade de esse crime ter participação de integrantes de facções criminosas.
Mais crime
Também no Coroadinho, outro homicídio doloso por arma de fogo foi registrado no dia 16 deste mês, e a vítima foi Hernandis Pereira da Silva, de 21 anos. A polícia informou que a vítima foi assassinada por dois criminosos que não tiveram seus nomes revelados. Eles fugiram em uma motocicleta. Os acusados se aproximaram da vítima e perguntaram por “Luan”, e logo em seguida fizeram os disparos.
Ainda nesse dia foi assassinado o assaltante identificado como Dancarlos Costa da Silva, de 26 anos, no Jardim São Cristóvão. O caso está sendo investigado pela SHPP que procura localizar a arma que o bandido usava. O autor desse crime também não foi identificado.
A polícia informou que Dancarlos Costa desceu do carro para assaltar um frigorífico, deixando os seus três cúmplices a sua espera. Ao perceberem que Dancarlos Costa havia sido baleado, os outros criminosos fugiram.
Violência
A maioria dos assassinatos registrados este mês ocorreu no dia 4. Quatro pessoas foram mortas a tiros nesse dia. As vítimas foram Elenilson de Oliveira Baldez, de 21 anos, que segundo a polícia, teve a sua residência, na Vila Palmeira, invadida pelos criminosos. Os criminosos ainda não foram identificados.
Clenilson Conceição Mendes Pestana, de 38 anos, foi morto no Pirapora, Diogeles Emanuel da Silva Oliveira, de 36 anos, e Pitternilson da Silva Matos, de 29 anos, na Vila Collier.
O corpo de Pitternilson Matos foi encontrado em uma área de matagal com perfuração de tiros na cabeça. O caso está sendo investigando pela SHPP.
Entenda
Homicídios dolosos deste mês na Ilha
Dia 1º - Adolescente de 14 anos, na Vila Riod
Dia 3 - Jefferson Moraes Farias, de 24 anos, na Vila Valian
Dia 4 - Clenilson Conceição Mendes Pestana, de 38 anos, no Pirapora; Diogeles Emmanuel da Silva Oliveira, de 36 anos, no Bairro de Fátima; Pitternilson da Silva Matos, de 29 anos, na Vila Collier; Elenilson de Oliveira Baldez, de 21 anos, na Vila Palmeira
Dia 5 - Adriano Sousa Serra, de 26 anos, no João Paulo
Dia 6 - Marcele Cardoso da Silva, de 26 anos, na Cohab-anil
Dia 10 - Adolescente, de 17 anos, na Vila Cascavel
Dia 15 - Luís Alberto Pereira, de 29 anos, no Maiobão, em Paço do Lumiar
Dia 16 - Dancarlos Costa da Silva, de 26 anos, no Jardim São Cristóvão; Ernandis Pereira da Silva, de 21 anos, no Coroadinho; João Pedro Pinheiro Amorim, de 18 anos, no Retiro Natal
Dia 17: Jilmer Clayton Sousa Diniz, de 39 anos, no Coroadinho
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.