Prevenção

UFMA realiza exame preventivo do Câncer de Colo do Útero

Ação tem por objetivo possibilitar a prevenção do câncer de colo de útero, que, se detectado precocemente, tem grandes chances de cura.

OESTADOMA.COM / com informações da UFMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
O público-alvo são mulheres que já iniciaram a vida sexual, com idade entre 25 e 64 anos.
O público-alvo são mulheres que já iniciaram a vida sexual, com idade entre 25 e 64 anos. (útero)

SÃO LUIS - O Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão, está realizando todas as terças e quintas-feiras, no horário de 8h às 11h30, no laboratório do curso de Farmácia, na Cidade Universitária Dom Delgado, o Exame Preventivo do Câncer de Colo de Útero (Papanicolau).

A ação tem por objetivo possibilitar a prevenção do câncer de colo de útero, que, se detectado precocemente, tem grandes chances de cura.

O exame pode encontrar condições não-cancerígenas, ou seja, as infecções viróticas no colo do útero, como verrugas genitais causadas pelo HPV (papiloma vírus humano) e herpes, e as infecções vaginais causadas por fungos, como a candidíase, ou por bactérias, como o Trichonomas vaginalis.

A coleta é realizada gratuitamente pelas professoras da UFMA, Heliana Araujo, Selma Nascimento e Maria José Luna. O público-alvo são mulheres que já iniciaram a vida sexual, com idade entre 25 e 64 anos.

Para realização do exame, as interessadas devem estar em abstinência de relações sexuais de, no mínimo, 24 horas, e não está fazendo uso de cremes vaginais. O prazo para a entrega do resultado do exame é de sete dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.