Março Lilás

Sociedade deve ficar em alerta contra o câncer de colo de útero

Esse é o tipo de câncer que mais atinge e mata as mulheres não apenas no Maranhão, mas em todo o Brasil; descoberto no início, paciente tem grande chance de cura; no entanto, o mais importante são as práticas para a prevenção da doença

Leandro Santos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Quimioterapia é um dos tipos de tratamento realizados no Hospital do Câncer Aldenora Bello
Quimioterapia é um dos tipos de tratamento realizados no Hospital do Câncer Aldenora Bello

SÃO LUÍS - “Quando descobri a doença, não fiquei muito abalada. Sabia que tinha tratamento quando descoberto no início”, disse com um sorriso no rosto Maria Elisabeth da Silva Almeida, de 40 anos. Quem a vê de imediato não imagina que ela está passando pelo tratamento de uma doença muito agressiva, que é o câncer de colo de útero. Como o tumor foi descoberto no início, ela está em boa recuperação. No entanto, muitas pacientes acabam não tendo a mesma sorte que Maria Elisabeth por procurarem tratamento tardio ou então não saber onde encontrá-lo.

Em São Luís, o Hospital do Câncer Aldenora Bello, mantido pela Fundação Antônio Dino, localizado no Monte Castelo, é referência não apenas na capital, mas em todo o estado, no tratamento de câncer, entre eles o de colo de útero.

Além dele, também há o Hospital de Câncer do Maranhão Doutor Tarquínio Lopes Filho (HCTLF), antigo Hospital Geral, localizado na Madre Deus, e mantido pela rede estadual de saúde. Na cidade de Imperatriz, há o Centro de Prevenção e Tratamento do Câncer – Oncoradium, que atende também o público daquela região. O tratamento contra o câncer também é feito na na rede privada de saúde.

Campanha
Por causa da grande quantidade de mulheres acometidas pelo câncer de colo de útero, não apenas no Maranhão, mas em todo o Brasil, a Fundação Antônio Dino desenvolveu durante todo este mês a campanha Março Lilás.

A campanha visa levar informa­ção e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção sobre esse tipo de câncer, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.

“É uma doença grave, muito frequente em nosso meio e muitas das vezes marginalizada pela população. No Maranhão, assim como em outros estados do Brasil, é o câncer que mais atinge e mata as mulheres, mas também é um dos mais fáceis de prevenir. É uma doença grave, que acontece muito, mas não deveria acontecer”, destacou a oncologista Rachel Cossetti, idealizadora da campanha Março Lilás.

LEIA TAMBÉM:

Descoberta do tumor no início é fundamental para a recuperação

Desde o início do mês estão sen­do realizadas atividades dentro e fora do Hospital a fim de alertar sobre a prevenção. Neste sábado, dia 25, o Hospital Aldenora Bello realiza ação preventiva, ainda co­mo parte das atividades programadas da campanha. Na unidade de saúde, serão feitos preventivos e palestras de orientação para que mais e mais pessoas possam tomar conhecimento da gravidade dessa doença.

Câncer
O câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer mais frequen­te entre as mulheres de todo o mundo. Sua maior incidência é em mulheres de 45 a 49 anos e estima-se que o rastreamento sistemático e o tratamento de lesões precursoras possam reduzir a mortalidade pela doença em até 80%.

O principal fator de risco é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) e já foram desenvolvidas vacinas contra os principais tipos oncogênicos do vírus. A redução da mortalidade decorrente dessa doença depende da adoção de medidas de prevenção primária, de diagnóstico e tratamento de lesões precursoras, bem como do diagnóstico e tratamento adequados das lesões invasivas.

As medidas de prevenção são simples. Toda mulher com vida sexual ativa ou a partir dos 25 anos deve fazer o exame preventivo, também chamado de papanicolaou, todos os anos. É por meio dele que inflamações e alterações iniciais podem ser descobertas e tratadas no início, antes de evoluírem para uma doença agressiva e que pode levar a morte.

[e-s001]Além do exame preventivo anual, hoje já é possível prevenir a infecção pelos principais tipos de HPV associados ao Câncer de Colo Uterino por meio da vacina contra o HPV. Essa vacina está disponível nos postos de saúde gratuitamente para meninas de 9 a 13 anos e para meninos de 12 a 13 que devem tomar as duas doses para uma maior eficácia.

Apesar de ser mais eficaz quan­do administrada em meninas antes do início da vida sexual, mulheres mais velhas também podem se beneficiar do uso da vacina. Além disso, mesmo as mulheres que foram vacinadas devem continuar realizando o exame preventivo quando atingirem a idade recomendada.

SAIBA MAIS

No Maranhão e na Região Norte, o Câncer de Colo de Útero ocupa o primeiro lugar nas causas de câncer e de morte por câncer entre as mulheres, estando à frente inclusive do Câncer de Mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados mais de 16.340 novos casos de Câncer de Colo de Útero para o ano de 2017 em todo o Brasil, sendo 970 casos no Maranhão. Em 2016, o Hospital do Câncer Aldenora Bello atendeu aproximadamente 398 novos casos desse tipo de câncer, além daqueles já em tratamento e acompanhamento.

Assista o vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.