Mandinga

Russos cultivam ''bigodes da esperança'' para seleção deslanchar na Copa

Campanha tomou conta das redes sociais no país na tentativa de ajudar a seleção nacional a deslanchar, após uma série de derrotas às vésperas da Copa do Mundo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

MOSCOU - "Todos os bigodudos são bem-vindos nos estádios", disse o técnico da seleção russa, Stanislav Cherchesov, famoso nacionalmente pelo conjunto de pelos que ostenta entre o nariz e a boca.

Pela primeira vez, Cherchesov comentava uma campanha tomou conta das redes sociais no país na tentativa de ajudar a seleção nacional a deslanchar, após uma série de derrotas às vésperas da Copa do Mundo.

O mundial começou ontem em Moscou com os anfitriões dando largada aos jogos, na partida de estreia, contra a Arábia Saudita. A Rússia venceu por cinco a zero.

Há pelo menos uma semana, após o chamado de um popular apresentador de TV, milhares de russos e russas vêm postando fotos com bigodes nas redes sociais em homenagem ao técnico da seleção.

Até a publicação desta reportagem, quase 12,5 mil russos haviam usado a hashtag #усынадежды , ou "bigodesdaesperança", para divulgar seus pelos faciais – reais e falsos – no Instagram.

Sergey Muzikantov postou uma foto com a esposa e a filha bebê, todos bigodudos, e fez menção ao Brasil. 'Nós não somos o Brasil em termos de habilidade, mas temos esperança! Força no bigode!', escreveu.

A campanha conquistou inclusive políticos conservadores, como o líder do Partido Democrático (LDPR) Vladimir Zhirinivsky, que publicou uma foto com um bigode falso tirada em seu gabinete.

"Precisamos apoiar nossa seleção apesar de todos os erros e problemas", escreveu o político em seu perfil no Instagram.

Mandinga

Na convocação para a "mandinga" nacional, o apresentador de TV Ivan Urgant disse que o técnico precisa de apoio maciço da população.

"Estamos lançando uma campanha em escala nacional para apoiar o time nacional de futebol russo", escreveu Urgan, curtido por mais de 40 mil pessoas.

"Tudo está contra ele: as previsões, o clima, as leis da física e a anatomia de alguns jogadores", continuou. "Pedimos a todos os espectadores que cultivem um bigode e divulguem suas fotos com bigode na rede social".

Nastya Podkovalihina publicou uma foto com as amigas – todas de bigode – na manhã de ontem, 14. "Decidimos apoiar a seleção de futebol russa! Esperamos que isso ajude vocês hoje!"

"A esperança é a última que morre", disse Alenka, outra russa que surgiu bigoduda nas redes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.