Governo

Conte recebe voto de confiança do Senado italiano

Premiê ainda deve receber voto da Câmara para tomar posse; o governo obteve 171 votos a favor, 117 contrários e 25 abstenções

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

ITÁLIA - O governo de Giuseppe Conte, formado pelo antissistema Movimento Cinco Estrelas (M5S) e o partido de ultradireita Liga, obteve ontem o voto de confiança do Senado da Itália, o que é o primeiro passo para ser empossado. Conte será submetido ao mesmo trâmite na Câmara dos Deputados hoje, 6.

O governo obteve 171 votos a favor, 117 contrários e 25 abstenções. Ele também deverá ser aprovado na Câmara, já que o M5S e a Liga contam com maioria absoluta.

Novato em política, este advogado de 53 anos enfrentou o Senado, onde fez seu primeiro discurso de política geral, antes de pedir a confiança do Parlamento. No discurso, defendeu com ardor a política "populista"que colocará em prática: luta contra o "negócio" da imigração, reativar o crescimento e a abertura para a Rússia.

Depois de quase meses de negociações, com direito a idas e vindas inéditas mesmo para um país acostumado a crises políticas como a Itália, o M5S e o Liga chegaran a um acordo com o presidente Sergio Mattarella, que exigia garantias para a permanência do país na zona do euro.

Conte fez o juramento como primeiro-ministro perante o presidente na última sexta-feira, mas antes de tomar posse deve receber os votos de confiança das duas casas.

Ele é visto como um advogado e professor sem experiência política já que nunca ocupou cargo político. Seu currículo gerou polêmica depois que vários meios de comunicação informaram que ele não realizou alguns cursos que figuram no documento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.