Pequena Cia

De volta aos palcos

“Velhos Caem do Céu como canivetes” serpa apresentado de sábado a segunda-feira, às 19h, na sede da Pequena Companhia de Teatro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Velhos caem do céu como canivetes fica em cartaz até segunda-feira
Velhos caem do céu como canivetes fica em cartaz até segunda-feira (Velhos caem do céu)

SÃO LUÍS- Depois de circular por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, durante o mês de abril no Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura, a Pequena Companhia de Teatro fará curta temporada do espetáculo “Velhos caem do céu como canivetes” sábado, domingo e segunda-feira, sempre às 19h, na sede da companhia, na Rua do Giz, 295, Praia Grande.

Livremente inspirada no conto “Um senhor muito velho com umas asas enormes”, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, publicado originalmente no livro “A incrível e triste história de Cândida Erêndira e sua avó desalmada” em 1972, a peça montada pela Pequena Companhia de Teatro em 2013 tem direção e dramaturgia de Marcelo Flecha. No elenco, Cláudio Marconcine e Jorge Choairy. A produção é de Kátia Lopes.

Sinopse
Um ser alado cai no quintal de um ser humano. É a partir dessa premissa que a narrativa se desenvolve. O ser humano, um catador de lixo que tenta sobreviver à miséria que assola sua família, vê sua rotina mudar com a queda de um ser alado em seu quintal. O espanto inicial dá lugar à necessidade de identificar o estranho ser, gerando um permanente questionamento quanto à definição do ser alado. Seria um anjo? Um frango? Um delírio provocado pela fome? É nessa teia que o espectador é convidado a se equilibrar, enquanto os dois seres se digladiam em um intenso confronto dialético. O exílio forçoso de um, e a miséria do outro, pontuam a trama, que apresenta um cenário pós-apocalíptico permeado de desesperança. Um ser alado e um ser humano, no abismo de suas percepções, preconceitos, medos e dúvidas.

Temas como exílio, fé, miséria e diferenças se misturam na transposição do conto para o palco.
Desde a estreia do espetáculo foram 76 apresentações em 23 cidades de 14 estados brasileiros contemplando um público de 5.265 espectadores. O espetáculo participou do projeto de ocupação do Centro Cultural BNB em Fortaleza, SESC Amazônia das Artes e mais recentemente circulou pelo Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura no centro-oeste do País. Alta Floresta e Primavera do Leste em Mato Grosso; e Campo Grande e Dourados em Mato Grosso do Sul.

A iniciativa desta curta temporada faz parte da proposta do grupo em manter-se em atividade permanente durante o ano de 2018. Em março deste ano, houve a temporada do espetáculo “Pai & Filho”. A companhia pretende ainda realizar estudos, oficinas e finalmente estrear seu trabalho em 2018. Desta vez, a inspiração virá do conto “A Outra Morte”, do escritor argentino Jorge Luís Borges.

SERVIÇO:

O quê: Velhos caem do céu como canivetes

Quando: sábado, domingo e segunda, às 19h

Onde: Sede da Pequena Cia de Teatro (Rua do Giz, Centro)

Ingressos: R$ 20 inteira / R$ 10 meia

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.