Cúpula

Alto funcionário da Coreia do Norte viaja para os Estados Unidos

Viagens diplomáticas sugerem que cúpula entre Donald Trump e Kim Jong-un ainda pode acontecer no mês de junho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou ontem que um alto funcionário da Coreia do Norte viajou para Nova York, como parte dos preparativos para sua aguardada reunião de cúpula com o dirigente norte-coreano Kim Jong Un. Trata-se do sinal mais recente de que a reunião já marcada e desmarcada entre Trump e Jong-un pode acontecer no mês que vem.

"Nós formamos uma grande equipe para nossas conversas com a Coreia do Norte. Encontros estão acontecendo neste momento a respeito da reunião, e mais. Kim Young Chol, vice-presidente da Coreia do Norte, está a caminho de Nova York. Uma sólida resposta a minha carta, obrigado!", escreveu Trump no Twitter.

Segundo a agência Reuters, Kim Yong Chol será o funcionário mais graduado do regime norte-coreano a se encontrar com autoridades de primeiro escalão dos EUA para conversas em território norte-americano desde que o marechal Jo Myong Rok se reuniu com o então presidente Bill Clinton na Casa Branca em 2000.

Analistas acreditam que Washington está tentando descobrir se Pyongyang está disposta a aceitar medidas suficientes para uma desnuclearização para que a cúpula aconteça.

Enquanto isso, Kim Chang Son, chefe de gabinete do líder norte-coreano, foi a Singapura através de Pequim na noite de segunda-feira, 28, relatou a emissora pública japonesa NHK.

Na segunda, 28, Trump confirmou que uma delegação dos EUA foi à Coreia do Norte para acertar detalhes sobre um encontro, indicando que a cúpula entre Trump e Kim Jong-un ainda pode acontecer.

Após meses de trocas de ameaças, Trump aceitou em maio o convite de Jong-un para a primeira reunião entre um presidente americano e um líder norte-coreano. A reunião foi marcada para o dia 12 de junho, em Singapura. Na semana passada, Trump cancelou a reunião, mas no dia seguinte passou a falar que ela ainda poderia acontecer como previsto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.