Denúncia

EUA pedem na OEA que Maduro suspenda eleições

Estados Unidos anunciam novas sanções contra venezuelanos; Mike Pence disse em discurso que pleito presidencial marcado para o dia 20 deste mês será uma ''fraude''

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

ESTADOS UNIDOS - O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, pediu ontem à Venezuela para suspender as eleições presidenciais previstas para 20 de maio, que qualificou como uma "fraude".

"Pedimos a(o presidente Nicolás) Maduro que suspenda esta fraude de eleições e que organize eleições reais", disse Pence na Organização dos Estados Americanos (OEA), reforçando que as eleições previstas no país sul-americano "não são mais que uma fraude e uma farsa".

Pence ainda denunciou o que considera ser uma "nuvem escura da tirania" que pesa sobre os cidadãos de Cuba, Venezuela e Nicarágua. Em espanhol, ele disse "viva Cuba lvre!" e condenou a "repressão" na Nicarágua e na Venezuela. O vice pediu que a entidade suspenda a participação de Caracas no grupo.

'Lista Negra'

Sua fala veio no mesmo dia em que o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou novas sanções econômicas contra indivíduos e companhias da Venezuela e Panamá.

O Tesouro americano incluiu em sua "lista negra" de traficantes de drogas Pedro Luis Martín Olivares, ex-funcionário de alto cargo do Serviço de Inteligência Bolivariano (Sebin), a quem acusa de ter lavado dinheiro com Hugo Carvajal, um homem de confiança de Hugo Chávez.

O departamento também anunciou sanções contra dois outros indivíduos, Walter Alexander Nogal Marquez e Mario Antonio Rodríguez Espinoza, por fornecer assistência financeira e tecnológica a Martín Olivares para suas supostas atividades de tráfico de drogas.

Ao todo, o Tesouro sancionou 20 empresas na Venezuela e no Panamá, pertencentes a esses três indivíduos, que agora terão congelados todos os ativos sob jurisdição dos EUA e serão proibidos de realizar transações financeiras nos Estados Unidos, informou o órgão federal americano em comunicado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.