Imóvel

Nova estrutura do Palácio Cristo Rei é inaugurada

O prédio, que é sede da reitoria da UFMA, ganhou acessibilidade aos três andares da edificação com a instalação de um elevador e ainda incluiu um espaço de café, atendendo às necessidades de atendimento ao público

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Fachada do Palácio Cristo Rei, no Centro, sede da reitoria da Universidade Federal do Maranhão
Fachada do Palácio Cristo Rei, no Centro, sede da reitoria da Universidade Federal do Maranhão (Fachada do Palácio Cristo Rei, no Centro, sede da reitoria da Universidade Federal do Maranhão)

SÃO LUÍS - Foi inaugurada na sexta-feira, 4, a nova estrutura do edifício Palácio Cristo Rei, sede da reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na praça Gonçalves Dias, no centro de São Luís. O imóvel foi restaurado por meio de um montante de R$ 2,36 milhões provenientes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e faz parte do PAC Cidades Históricas, projeto do Governo Federal, que contempla a intervenção nas praças Deodoro, Pantheon e Alameda e a Rua Grande, na região central da capital maranhense.

“É uma conquista e um presente que a UFMA oferece à comunidade acadêmica e a sociedade em geral. A história da universidade está aqui e merece esse cuidado, essa requalificação. Esse já é 4° prédio da instituição que recebe essa restauração. Entre essas construções, estão o da Faculdade de Direito e o Palacete Gentil Braga”, explicou Nair Portela, reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Com a obra, o prédio ganhou acessibilidade aos três andares da edificação com a instalação de um elevador e ainda incluiu um espaço de café, atendendo às necessidades de atendimento ao público. Também foram reformulados o layout dos espaços internos, resgatada a entrada social lateral pelo jardim, restaurados elementos artísticos integrados do prédio, como portões, balcões e esculturas e proposto um novo projeto museográfico.

“Nós iniciamos esse projeto quando São Luís apresentou o seu plano de restauração ao PAC. A intervenção contempla a história da cidade e oferece mais dinamismo cultural”, ressaltou Kátia Bogéa, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Palácio e Reitoria

Tombado pelo Iphan, como parte do Conjunto da Praça Gonçalves Dias, o Palácio Cristo Rei é um sobrado construído em 1838, em estilo tradicional luso-maranhense, com características de um barroco tardio e um impotente jardim. Concebido como residência para a família de um comendador, o sobrado de três pavimentos foi sede de diversas instituições ao longo dos anos, até ser adquirido pela UFMA.

Incêndio

Na década de 1990, o prédio passou por um grande incêndio e foi então restaurado, passando a receber um memorial para resgatar e preservar a memória da universidade.

Frase

"A história da universidade está aqui e merece esse cuidado, essa requalificação"

Nair Portela

Reitora da Universidade Federal do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.