Em 2016, um grupo pequeno de empresários que atua no ramo de drogarias e farmácias procurou o Sebrae para obter orientação de como se unir para ter mais competitividade. Dois anos depois, esse grupo celebrou sua primeira assembleia de constituição da Associação de Drogarias e Farmácias Independentes do Maranhão (Adfima). A assembleia aconteceu na última terça-feira, 17, e contou com a participação da coordenadora estadual de atendimento do Sebrae no Maranhão, Hildenê Maia e
a técnica do Sebrae no Maranhão, Rosanira Leite.
Na ocasião, Hildenê Maia destacou a satisfação do Sebrae em fazer parte dessa história desde o começo e constatar os resultados que começam a surgir.
“A iniciativa deste grupo de empresários nos deixa otimistas com relação ao segmento de farmácias, onde os que trabalham de forma independente, tem sido bastante impactados com a atuação das grandes redes, principalmente no que diz respeito ao volume de compras, o que possibilita que tenham uma maior vantagem competitiva. Nós do Sebrae, nos orgulhamos, por que desde o início temos visto o empenho e a dedicação deste grupo”, ressaltou Maia.
Durante a assembleia de constituição da Adfima, foram aprovados o estatuto da associação, a composição da chapa e a realizada a posse da primeira diretoria.
A mesa diretora é composta pelos empresários Antônio Augusto da Silva Fernandes, no cargo de diretor presidente; Maria da Conceição Medeiros de Oliveira, no cargo de diretora financeira; Wilton Oliveira Santos Júnior, como diretor administrativo; Josué Silva, como coordenador de marketing; Ana Carolina Campelo Campos, secretária; Andréa Bernal Fernandes Gonçalves, como coordenadora de comercialização e para o Conselho Fiscal e Ética: Rafael Marciano Jacob Ferreira – 1º titular; Pedro Diniz Barros Neto – 2º titular e Luís Gustavo Gomes de Oliveira – 3º titular.
SAIBA MAIS
APOIO DO SEBRAE
Desde 2016, o Sebrae Maranhão, por meio da sua Unidade Regional em São Luís, tem realizado capacitações, consultorias, ações de mercado e missões empresariais, com o objetivo de disseminar a cultura da cooperação e melhorar a gestão para que os empreendimentos tivessem mais lucratividade, competitividade e sustentabilidade. Gestão do negócio, noções de associativismo e cooperativismo foram alguns temas abordados, além de apoiar ações promocionais e sociais realizadas pelo grupo. Segundo o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Antônio Garcêz, a associação é uma forma das farmácias independentes sobreviverem às grandes redes. “Nós buscamos um caminho viável e a formação de uma associação, com fins de criação de uma rede, foi o que pareceu mais sustentável para apoiar estes empresários, pois entendemos que o associativismo é uma ferramenta importante, uma vez que, através da cooperação e da associação, eles aumentam suas chances de compras e melhoram suas negociações”, concluiu Garcêz.
Saiba Mais
- Setor farmacêutico na pandemia com prescrição eletrônica e mudança na farmácia popular
- Pandemia: Os perigos da automedicação durante um surto epidemiológico
- Uruguai vendeu 1,2 tonelada de maconha desde julho de 2017
- Permitida a retirada de fraldas geriátricas para deficientes em farmácias populares
- Sem divulgação e definição, plantões de farmácias são esquecidos em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.