Alerta

EUA promete sanções mais duras contra a Coreia do Norte

Segundo o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, serão "as mais duras e ofensivas" já adotadas contra o governo norte-coreano, destinadas a pôr fim aos seus programas armamentísticos; punições serão reveladas em breve

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, durante uma visita ao Japão
O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, durante uma visita ao Japão (O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, durante uma visita ao Japão)

TÓQUIO - O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, anunciou ontem que seu país aplicará uma nova rodada de sanções econômicas contra a Coreia do Norte, "as mais duras e ofensivas" já adotadas, destinadas a pôr fim aos seus programas armamentísticos.

"Anuncio hoje que os Estados Unidos vão revelar muito em breve as sanções econômicas mais duras e ofensivas já adotadas contra a Coreia do Norte", declarou Pence em Tóquio, após reunir-se com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

A visita de três dias ao Japão acontece no momento em que Washington tenta reforçar os laços com seus aliados na região e manter a pressão sobre o regime de Pyongyang, apesar da recente "distensão" na península da Coreia.

Estas novas medidas punitivas "serão reveladas em breve" e estão dirigidas "a continuar isolando a Coreia do Norte até que abandone de uma vez por todas os seus programas nucleares e de mísseis", disse.

"Todas as opções estão sobre a mesa e os Estados Unidos mobilizaram alguns de seus recursos militares mais avançados no Japão e na região em geral para proteger nosso território e nossos aliados, e vamos continuar fazendo isso", completou.

Pence e Abe se reuniram para falar da situação na península coreana e sobre a ameaça nuclear da Coreia do Norte.

O vice-presidente dos Estados Unidos disse ainda que Washington não deixará que "a propaganda" da Coreia do Norte "sequestre" os Jogos Olímpicos de Inverno, que começam na sexta-feira em Pyeongchang, Coreia do Sul.

"Não permitiremos à propaganda da Coreia do Norte sequestrar a mensagem e a imagem dos Jogos Olímpicos", declarou Pence, que vai liderar a delegação americana na cerimônia de abertura.

Para ressaltar o que Washington classifica como "abusos" norte-coreanos contra os direitos humanos, Pence assistirá à cerimônia de abertura dos Jogos de Pyeongchang ao lado do pai do preso americano Otto Warmbier. O jovem, preso na Coreia do Norte por supostamente roubar um cartaz, morreu dias depois de voltar para os EUA.

Frase

"Todas as opções estão sobre a mesa e os Estados Unidos mobilizaram alguns de seus recursos militares mais avançados no Japão e na região em geral para proteger nosso território e nossos aliados"

Mike Pence

Vice-presidente dos Estados Unidos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.