Sem mais importância

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

O grau de importância do PT na política no Maranhão deve ser reduzido com a condenação em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o deixa sem chances reais de disputar as eleições deste ano. E era a densidade de votos do petista que mais chamava a atenção, por exemplo, do governador Flávio Dino.
E foi essa densidade eleitoral no Maranhão que possibilitou o partido conseguir espaços dentro do governo comunista e que fazia com que os petistas sonhassem com a possibilidade de compor a chapa majoritária de Dino na vaga de vice ou com um candidato ao Senado.
Mas com a condenação de Lula ficam praticamente reduzidas a zero as chances de Márcio Jardim, ex-secretário de Esporte do governo, conseguir ser o segundo candidato a senador de Flávio Dino.
E os espaços dados ao PT no governo comunista somente permanecerão porque o partido ainda tem um atrativo: o tempo de televisão na propaganda gratuita eleitoral.
Mas com a condenação de Lula os petistas que ainda sonhavam com mais “bondades” de Dino agora terão que acordar e encarar a nova realidade, porque o amor do comunista pelo partido do ex-presidente deve diminuir bastante.

Sem sangue
Talvez, se o PT do Maranhão tivesse outro presidente, o partido poderia estar melhor posicionado no governo estadual.
Mas Augusto Lobato - que é assessor especial de Flávio Dino - é apegado a sua nomeação no governo comunista.
Além disso, Lobato não costuma contrariar o secretário Márcio Jerry, que é quem de fato - segundo os colegas petistas - anda dando as cartas no partido.

Problemas
A falta de posição firme de Augusto Lobato vem incomodando o deputado estadual Zé Inácio e o deputado federal Zé Carlos.
Os petistas têm afirmado que, além de não lutar pelo PT junto ao governo, Lobato tem criado problemas na gestão do partido.
O presidente encontrou três funcionários no diretório estadual e decidiu colocar mais cinco, o que vem causando problemas para fechar as contas mensais.

Triste sina
Paço do Lumiar é definitivamente um município que não tem tido sorte com os seus gestores. Pelo menos, com os três últimos.
Com um pouco mais de um ano no comando do município, Domingos Dutra - que era a promessa de mudança para Paço - demonstra que os interesses pessoais estão acima do que a população precisa.
E o Ministério Público percebeu isso e acionou o prefeito e sua esposa Núbia (considerada quem manda na Prefeitura) por improbidade administrativa.

Amigos
O ex-presidente José Sarney (MDB) mostrou o quanto é fiel ao amigo Lula. Sarney falou ao Valor Econômico em favor do petista.
Segundo o ex-senador, Lula é um grande líder popular e tem grande experiência. E devido a essa força, Sarney disse que esperava a absolvição do ex-presidente.
O ex-senador, quando Lula presidia o Brasil, foi um dos grandes defensores da gestão do petista. Foi Sarney que subiu à tribuna do Senado para fazer uma das maiores defesas de Lula na época do episódio do Mensalão.

Meio ambiente
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, será o convidado de honra do Encontro dos Prefeitos e Secretários do Meio Ambiente do Médio Mearim.
O evento será realizado no dia 2 de fevereiro, no auditório Municipal Dr. Kleber Carvalho Branco, em Trizidela do Vale.
“Nossos rios, igarapés e suas nascentes: o que devemos fazer hoje para mantê-los vivos?” é o principal tema do encontro.

Visita
O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, recebeu ontem visita de cortesia do deputado federal Hildo Rocha e dos dirigentes da Ademi-MA, Cláudio Calzavara (presidente) e Jeová Barbosa (diretor).
A secretária da Habitação do Ministério das Cidades, Socorro Gadelha, também participou do encontro.
Na pauta, constou discussão sobre o panorama acerca da atual situação do Mercado Imobiliário do Estado do Maranhão.

DE OLHO

R$ 1 milhão é o valor do aditivo recebido do governo estadual pela empresa Global Serviços para a prestação de serviços de reforma predial.

E MAIS

• O vereador Chico Carvalho (PSL) usou as redes sociais para se posicionar contra o aumento da tarifa de ônibus na capital.

• Além da ação do MP, Domingos Dutra e sua esposa, a secretária de Finanças de Paço do Lumiar, Núbia Dutra, foram denunciados por “turbinar” contracheques de servidores.

• A denúncia contra os Dutra foi feita ao Ministério Público pelo advogado Eduardo Moraes da Cruz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.