Crise diplomática

EUA pedem que Irã desbloqueie redes sociais após protestos

Subsecretário pediu ao Irã que pare de bloquear o Instagram e outras redes sociais à medida que os iranianos se manifestam nas ruas

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Iranianos se manifestam nas ruas em protestos contra as lideranças do país
Iranianos se manifestam nas ruas em protestos contra as lideranças do país (IRÃ PROTESTOS )

SÃO PAULO - O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao Irã que pare de bloquear o Instagram e outras redes sociais à medida que os iranianos se manifestam nas ruas em protestos contra as lideranças do país.

O subsecretário de Estado americano, Steve Goldstein, disse que os EUA desejam que o Irã "abra esses sites". Ele afirmou que o Instagram, o Telegram e outras plataformas são "vias legítimas para a comunicação" das pessoas. Os EUA estão encorajando os iranianos a usar redes privadas virtuais, conhecidas como VPNs. Esses serviços criam links criptografados entre computadores e podem ser usados para acessar sites bloqueados.

Goldstein comentou que os EUA ainda estão se comunicando com os iranianos por meio de contas do Departamento de Estado no Facebook, no Twitter e em outras plataformas. Ele disse que Washington quer "encorajar os manifestantes a continuar a lutar pelo que é certo". Fonte: Associated Press.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.