Racha

PT está rachado para as eleições 2018

CNB, ala do partido encabeçada pelo deputado estadual Zé Inácio, quer que partido lance candidatura própria; direção estadual e municipal querem coligação com Flávio Dino

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Correntes do PT maranhense se digladiam pelo projeto de poder da legenda
Correntes do PT maranhense se digladiam pelo projeto de poder da legenda (Petistas)

O Partidos do Trabalhadores (PT) do Maranhão mostra mais uma vez que está rachado. Enquanto a direção estadual se posiciona nacionalmente a favor da aliança do partido com o PCdoB, uma ala da legenda apresenta manifesto para defender a candidatura própria da sigla para o governo estadual em 2018.

O manifesto é assinado pelos membros da ala Construindo um Novo Brasil (CNB) que perderam a disputa pela presidência estadual do PT, em maio deste ano. No documento, os petistas alegam que como estão sendo costuradas as alianças do governador Flávio Dino (PCdoB) não há espaços para o PT na chapa majoritária, tese defendida pela maioria das chapas que disputou o Processo de Eleição Direta (PED) do partido.

“Diferentemente do que se esperava, a chapa majoritária que disputará a reeleição de Flávio Dino vem sendo articulada por partidos políticos de vários espectros ideológicos, à exceção do PT”, diz o manifesto.

Como possível candidato a governador, a ala divergente da direção estadual apresentou o nome do ex-presidente do PT no Maranhão, Raimundo Monteiro.

Articulação nacional

Enquanto a oposição ao presidente estadual petistas, Augusto Lobato, tenta viabilizar uma candidatura própria, a direção estadual e municipal de São Luís participaram de evento da direção nacional e por lá reafirmaram que a estratégia do PT é coligar com o PCdoB para as eleições do ano que vem.

Segundo o presidente municipal da sigla, vereador Honorato Fernandes, além dessa tese de coligação, foi exposto que o partido tem ainda o objetivo de aumentar sua bancada de parlamentares no estado e também em Brasília.

Sobre a coligação com os comunistas, no encontro da direção nacional foi exposto que ocorreria com a negociação de espaço na chapa majoritária de Flávio Dino ou como vice-governador ou como candidato a senador, que neste caso, o PT já tem um pré-candidato que é o ex-secretário estadual de Esportes, Márcio Jardim.

Segundo Fernandes, ao contrário do que diz o manifesto, as negociações de espaço na chapa majoritárias de Dino ainda não chegou ao fim. O PT continua no diálogo.

“Claro que essas conversas passam pelos dois objetivos do partido que é a eleição do ex-presidente Lula e também no aumento da bancada na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados”, afirmou o presidente.

Mais

Sobre a composição da chapa majoritária de Flávio Dino para o próximo pleito, até o momento o comunista afirmou que apoia a candidatura ao Senado do deputado Weverton Rocha do PDT. Em entrevista, o governador disse que Carlos Brandão – que após ser preterido no PSDB foi para o PRP – poderá continuar como vice-governador ao seu lado na disputa eleitoral de 2018.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.