Turismo

Brasileiro ferido relata como foi acidente com ônibus no México

Victor Maciel Fontes Jacques, de 32 anos, teve uma clavícula quebrada e a cunhada dele foi submetida a uma cirurgia na cabeça. ‘Tinha várias pessoas mortas no chão’, lembra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

MÉXICO - ​Victor Maciel Fontes Jacques, um dos brasileiros que estava a bordo do ônibus turístico que sofreu um acidente no México, na terça-feira, 19, disse que o veículo primeiro deslizou para a direita, antes de virar.

Em entrevista à Associated Press, Jacques, de 32 anos, relatou como foi o acidente, no qual 12 pessoas morreram. Ele quebrou uma clavícula e teve escoriações leves e sua cunhada, irmã de sua mulher, sofreu ferimentos na cabeça e precisou ser submetida a uma cirurgia.

“O ônibus deslizou para o lado direito da estrada. Então, quando o motorista perdeu o controle, ele começou a virar e tombou”.

O brasileiro diz que chegou a ver os corpos das pessoas que não sobreviveram ao impacto. “Havia pessoas mortas. Vimos outro casal que ainda estava preso aos cintos de segurança. Nós os soltamos, mas tinha várias pessoas mortas no chão”.

Ele afirma que os cintos estavam presos abaixo dos bancos e que ninguém orientou os passageiros a usá-los. Ainda assim, sua cunhada viu os acessórios de segurança e pediu que sua família usasse. “Os pais dela colocaram. Minha mulher também. Eu até coloquei, mas depois tirei, e minha cunhada também tirou, e nós dois nos machucamos. Então a lição que fica é para usar realmente o cinto de segurança”, ressalta.

Acidente

O ônibus no qual Victor e sua família estavam transportava 31 passageiros de cruzeiros que chegaram ao porto de Mahahual, na Riviera Maia, segundo autoridades do país. Havia a bordo brasileiros, americanos, suecos e italianos segundo a companhia de turismo Costa Maya.

Os mortos são 11 turistas - entre eles uma criança - e um guia mexicano. As nacionalidades dos turistas mortos ainda não foram divulgadas oficialmente.

Segundo o Itamaraty, três brasileiros ficaram feridos, mas não há registros de mortos do país.

A Royal Caribbean Cruises informou que os turistas envolvidos no acidente chegaram a Quintana Roo nos navios Celebrity Equinox e Serenade of the Seas. Eles haviam partido, respectivamente, de Miami em 16 de dezembro e de Fort Lauderdale em 15 de dezembro.

O acidente aconteceu no trecho entre Cafetal e Mahahual, quando o grupo de turistas se dirigia ao sítio arqueológico de Chacchobén, situado a 70 km de Chetumal, a capital do estado de Quintana Roo.

Dados preliminares indicam que o motorista perdeu o controle do veículo e saiu da estrada, o que fez com que o ônibus tombasse. O motorista, cujo nome não foi divulgado, foi detido.

De acordo com a Procuradoria-Geral de Quintana Roo, dez turistas morreram no local do acidente, e outros dois em um hospital próximo. Dos feridos, cinco já foram levados aos seus navios de cruzeiro, mas 13 permanecem internados. Não há informações sobre o estado de saúde desse grupo.

Informações

"O capotamento do ônibus ocorreu nas primeiras horas da manhã e de imediato as autoridades foram avisadas (...) para os trabalhos de resgate pertinentes", destacou a companhia turística.

Em sua conta no Twitter, a Royal Caribbean deu condolências. "Estamos fazendo tudo o que podemos por nossos hóspedes, inclusive assistência médica e transporte", destacou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.