Mudança

Associação Comercial não terá mais reeleição

Assembleia Geral deliberou pelo fim da renovação do mandato de presidente e de primeiro vice-presidente, medida que entra em vigor já na atual gestão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Presidente Felipe Mussalém participou da Assembleia Geral na ACM
Presidente Felipe Mussalém participou da Assembleia Geral na ACM (ACM)

Associação Comercial do Maranhão alterou seu estatuto vedando a reeleição na entidade a partir da atual gestão. Ou seja, o presidente Felipe Mussalém não terá direito a renovar seu mandato, como tiveram seus antecessores. Seu mandato e do primeiro vice será de três anos. A mudança foi aprovada por unanimidade em Assembleia Geral realizada na quarta-feira, 27.
Durante a Assembleia Geral, também foi aprovada a redução no quadro de diretores efetivos e de suplentes, com o objetivo de, com um número menor, dar mais dinâmica à atuação da ACM. Mas essa mudança só será implementada no próximo pleito, uma vez que os atuais diretores foram escolhidos em processo eletivo.
“Promovemos uma série de alterações em terminologias já em desuso e adaptações para tornar o nosso estatuto compatível com as leis hoje em vigor, como o novo Código de Processo Civil (CPC), além solucionar questões como a representatividade perante a Justiça, e de modificações no capítulo eleitoral que se faziam necessárias para o melhor ordenamento do processo. Com essas alterações e o fim da reeleição, a ACM mais uma vez dá um passo à frente, inovando e buscando adequar-se à realidade atual”, avalia o presidente Felipe Mussalém.
As sugestões das alterações foram produzidas por uma comissão designada para o assunto, formada por conselheiros, diretores e o setor jurídico da Casa, retomando um trabalho iniciado na gestão anterior, realizado em parceria com o Conselho Superior da ACM.
Entre as demais alterações, também foi aprovada a reformulação do quadro de vice-presidências da Casa com a criação de duas novas vice-presidências: Para Assuntos de Empreendedorismo e Inovação e Para Assuntos de Meio Ambiente e Recursos Naturais.
Outra modificação foi a reformulação de algumas das demais vice-presidências. As vice-presidências para Assuntos do Comércio, Indústria e Serviços foram unificadas. Também foram aglutinadas as vice-presidências para Assuntos de Construção, Infraestrutura e Imobiliários. A vice-presidência para Assuntos de Medicina e Saúde foi transformada em vice-presidência para Assuntos de Medicina e Saúde no Trabalho.

Anticorrupção
Nas alterações, também foi inserida a chamada cláusula anticorrupção, de modo a impedir o uso da entidade e de sua representatividade em benefício próprio ou de outrem, auferir e oferecer vantagens em proveito próprio ou de terceiros, também uma tendência nos atuais estatutos sociais.
Além disso, foram atualizados diversos pontos do estatuto no sentido de torná-lo compatível com a realidade atual e com a legislação em vigor. Foram também inseridas alterações nas finalidades sociais da entidade, na perspectiva de credenciá-la, por exemplo, para captação de recursos voltados ao desenvolvimento de projetos como capacitação, por exemplo, previsão de autorização para celebração de parcerias e convênios e feitas adaptações no estatuto dando poderes à entidade para representar os sócios em demandas judiciais, dentre outras alterações.
Na série de modificações realizadas no capítulo eleitoral, o Conselho Superior da ACM (formado por ex-presidentes e diretores com mais de quatro mandatos consecutivos) ganha papel central, passando a coordenar o processo eleitoral. O calendário eleitoral, que tradicionalmente iniciava-se em 30 de outubro com previsão das eleições para o mês de dezembro foi antecipado em 30 dias, passando a ser iniciado até o dia 30 de setembro no ano em que houver eleições para presidência e diretoria da entidade.

Mais

Atualização de Brasão

A Assembleia Geral também deliberou sobre a atualização do brasão da Associação Comercial do Maranhão (ACM), que passa por um processo de modernização, cujos elementos temáticos foram redesenhados em design e tipologia mais atual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.