Comemoração

ACM define programação dos seus 163 anos

Debates, entrega da Medalha João Gualberto da Costa e homenagem a empresa com mais de 50 anos de atividades marcarão o aniversário da entidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Palácio do Comércio, onde está sediada a Associação Comercial do Maranhão, a entidade mais antiga do estado
Palácio do Comércio, onde está sediada a Associação Comercial do Maranhão, a entidade mais antiga do estado (ACM)

Neste mês, a Associação Comercial do Maranhão (ACM), primeira entidade de classe do estado, celebra 163 anos de existência. Conhecida como "A Casa do Empresário", a associação traz este ano como tema para o aniversário "O Desenvolvimento Econômico sob o Olhar Empresarial". Durante todo o mês, sempre às quartas-feiras, a partir das 19h, serão abordados os seguintes subtemas: Sistema Tributário, Inovação e Infraestrutura. Todos os debates serão realizados na sede da ACM, localizada à Praça Benedito Leite, 264, Palácio do Comércio - Centro.
De acordo com o presidente da Associação Comercial, o empresário Felipe Mussalém, a ideia é que o resultado das discussões sobre os temas tributos, inovação e infraestrutura, sejam proposições que possam ser de fato implementadas no cenário local.
"Durante todo o mês de agosto teremos a oportunidade de discutir temas importantes para a construção de uma economia forte. Além da discussão com empresários e especialistas nas áreas abordadas, também proporemos novas ideias e soluções para as dificuldades enfrentadas pela classe empresarial e sociedade em geral. A Associação Comercial do Maranhão tem buscado assumir seu papel de protagonista no cenário maranhense", destacou Felipe Mussalém.
O objetivo, segundo a Associação Comercial, é que após esta série de debates, seja gerado um documento com propostas a serem apresentadas aos poderes públicos e à sociedade em geral.
Abertura
Na noite de abertura do mês festivo aos 163 anos da ACM, dia 9, haverá a cerimônia de Aposição da Fotografia da empresária Luzia Rezende na Galeria de Ex-presidentes da ACM. Ela comandou a Associação Comercial do Maranhão durante quatro anos (biênios 2013/2014 e 2015/2016), sendo a primeira mulher a presidir a entidade de classe mais tradicional do estado.
A coordenadora das festividades da ACM, a empresária e diretora da entidade, Mária Nádler, destacou também os pontos altos do mês, como a entrega da maior honraria da ACM, a madelha João Gualberto da Costa, ao regente, educador e agente cultural, Fernando Elias Mouchrek. "Será um reconhecimento ao seu trabalho e contribuição cultural que engrandece nosso estado", destacou Márcia Nadler.
Outro ponto alto será a tradicional homenagem a empresa com mais de 50 anos de atividades com o mesmo CNPJ no Maranhão, que este ano será A Moderna. O armarinho conhecido em São Luís, que é comandado por Samira Habanni, completou 97 anos de atividades ininterruptas e está localizado na Rua Grande.

mais

Programação dos 163 anos da ACM

Dia 9 deste mês, 19h
- Abertura com a Cerimônia de Aposição da Fotografia da presidente Luzia Rezende na Galeria de Ex-presidentes da ACM
- Mesa-Redonda: Discutindo o Modelo de Sistema Tributário
Mediador: Antônio Gaspar (Advogado e Empresário)

Dia 16 deste mês, às 19h
- Mesa Redonda: Inovação - Tendências do Comércio
Mediador: Hélio Costa (Empresa: Soeven)

Dia 23 deste mês, às 19h
- Mesa-Redonda: Infraestrutura: Fator Indispensável para o Desenvolvimento
Mediador: Francisco Magalhães da Rocha (Empresa: PSIU INDÚSTRIA DE BEBIDAS)

Dia 30 deste mês, às 19h
- Solenidade Magna de 163 anos da ACM
- Entrega da Medalha João Gualberto da Costa ao educador, agente cultural e regente do Coral de São João, Fernando Elias Mouchrek
- Homenagem a empresa com mais de 50 anos de atividades no Maranhão. Empresa homenageada: A Moderna, que possui 97 anos de atividades

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.