festa para o santo

Festejo de São José de Ribamar se iniciará no dia 1º

Este ano, o tema será “José, artesão da fé, esposo de Maria, a mãe do Salvador”; romaria será no dia 2

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Celebrações para o santo se concentram na Igreja Matriz
Celebrações para o santo se concentram na Igreja Matriz (A Igreja de São José é a maior atração turística de Ribamar)

Com o tema “José, artesão da fé, esposo de Maria, a mãe do Salvador”, foi lançada a edição 2017 do tradicional Festejo de São José de Ribamar. A celebração ao santo padroeiro do Maranhão acontecerá de 1º a 10 de setembro, no santuário dedicado ao santo na cidade de São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís. Em 2017, a Igreja Matriz, dedicada ao santo, completa 100 anos de sua inauguração.

Hoje, acontece a lavagem do Santuário de São José de Ribamar. Em seguida, os párocos solidários da paróquia concederão coletiva de imprensa para falar do festejo. A abertura acontece às 5h do dia 1º, com uma alvorada na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, no Moropóia, seguida de missa na Concha Acústica. No dia 2, acontece a Grande Romaria Caminho de São José. Os romeiros saem da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, às 19h, e seguem até a Igreja Matriz. No dia 3, acontece a Romaria das Crianças, que sairá às 15h da Igreja de São Benedito. A programação segue com missas e novenas diariamente.

No dia 9, acontece outro dos pontos altos do festejo, a Romaria Marítima, que é realizada desde 2000. A romaria é uma alusão à lendária chegada do santo à cidade por meio do mar. A romaria sai do santuário às 7h30. No mesmo dia, às 17h, acontece a Romaria da Juventude, que sai da Igreja São Benedito. Assim como a Romaria das Crianças, a da Juventude tem o objetivo de envolver os novos fiéis na devoção ao santo. Também no dia 9 será celebrado o centenário da Igreja Matriz de São José de Ribamar.

No dia 10, quando será encerrado o festejo, acontecerá a tradicional procissão que toma conta das ruas da cidade, seguida de novena e missa na Concha Acústica. A despedida de todos os romeiros que irão para São José de Ribamar participarem das celebrações acontece dia 11 com missas no santuário, às 7h e 17h. A programação inclui ainda celebrações dia 19, quando comemora-se o Dia Muncipal de São José de Ribamar. As missas acontecem às 6h, 12h, 15h e 17h. No dia 24, às 6h, 8h30, 11h, 17h e 18h, serão celebradas missas em comemoração ao aniversário do de criação do Santuário de São José de Ribamar.

SAIBA MAIS

Programação do Festejo de São José de Ribamar

Programação do Festejo de São José de Ribamar
Dia 1° de setembro – Alvorada de abertura, 5h, Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, no Moropoia
Dia 2 – Romaria ‘Caminho de São José de Ribamar’, 19h
Dia 3 - Romaria das Crianças, 15h
Dia 9 - Romaria Marítima, 7h30/Romaria da Juventude, 17h/Cerimônia de Descida da Imagem de São José de Ribamar, 21h
Dia 10 – procissão seguida de missa de encerramento, 16h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.