Recorreu

MPE quer novo julgamento de Josimar por corrução eleitoral

Vice-procurador-geral-eleitoral substituto, Francisco de Assis, pediu ao TSE que deputado seja julgado pelo TRE

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Josimar de Maranhãozinho é deputado estadual
Josimar de Maranhãozinho é deputado estadual (Josimar de Maranhãozinho)

O vice-procurador-geral-eleitoral substituto, Francisco de Assis Sanseverino, pediu ao ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o deputado estadual Josimar de Maranhãozinho (PR) seja novamente submetido a julgamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, por corrupção eleitoral.
Josimar, então prefeito de Maranhãozinho, foi acusado de comprar votos nas eleições de 2012 para eleger o prefeito José Auricélio de Moraes Leandro, e o vice dele, Raimundo Tarcísio de Lima.
Os três chegaram a ser condenados pela juíza Cynara Elisa Gama Freire, da 101ª Zona Eleitoral, de Governador Nunes Freire, em julho de 2015, e estariam tecnicamente inelegíveis até 2020.
Mas, ao recorrer ao TRE, Josimar de Maranhãozinho conseguiu anular todas as provas produzidas num processo cautelar preparatório e convencer a maioria dos membros da Corte Eleitoral de que "o arcabouço probatório produzido nos autos mostrou-se [...] frágil e insuficiente para demonstrar a prático do ilícito narrado".
O deputado e seus aliados foram processados por trocar votos por material de construção. Tudo devidamente documentado após o cumprimento de mandados de busca e apreensão naquela cidade.

Novo julgamento
Na manifestação ao TSE, o representante do Ministério Público Eleitoral (MPE) Francisco de Assis Sanseverino rechaça os argumentos do TRE no julgamento do caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.