Maranhão

Lançada Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa

Presidida pelo deputado estadual Adriano Sarney (PV), a Frente defenderá os interesses desse importante segmento, responsável pela geração de milhares de empregos e que movimenta a economia em todo o estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Solenidade de lançamento da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa do Maranhão, realizada na manhã de sexta-feira, 9, na Assembleia
Solenidade de lançamento da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa do Maranhão, realizada na manhã de sexta-feira, 9, na Assembleia (Frente parlamentar)

Os pequenos negócios representam 98% de todas as empresas existentes no país, 28% do Produto Interno Bruto do Brasil (PIB) e 60% dos empregos formais existentes. No estado, esse importante segmento da economia conta agora com o apoio da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa do Maranhão, presidida pelo deputado Adriano Sarney (PV) e lançada na sexta-feira, 9, na Assembleia Legislativa.
A solenidade, realizada na Sala das Comissões, foi prestigiada pelo deputado Jorginho Mello (PR/SC), que preside a Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, hoje a maior Frente no Congresso Nacional, com 387 deputados e 33 senadores. Também participaram o deputado Fábio Braga, representantes do Sebrae Nacional e do Maranhão, dirigentes de entidades de classe e de instituições financeiras, entre outros.
A Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa do Maranhão, a décima no país em instalação nos estados, foi lançada inicialmente tendo 15 deputados estaduais como signatários, agregando ainda outros órgãos e entidades que trabalham pelo fortalecimento desse segmento.
Segundo o deputado Adriano Sarney, a proposta é incentivar as Câmaras de Vereadores a criarem Frentes Parlamentares da Micro e Pequena Empresa nos municípios, para que os empreendedores tenham o apoio necessário para seu desenvolvimento. “Vamos trabalhar com o espírito de dar toda a contribuição possível às pessoas que fazem a micro e a pequena empresa. São estas pessoas que podem tirar o Maranhão e o Brasil da crise”, ressaltou Adriano Sarney.
Ele disse que, nesse sentido de apoiar e incentivar o empreendedorismo, a Frente Parlamentar realizará seminários e reuniões em diversas regiões do estado, com órgãos públicos e privados, como também debaterá projetos e propostas em tramitação no Legislativo maranhense e também no Congresso Nacional.
“Trata-se de uma iniciativa que pode trazer muitos benefícios para esse segmento que é tão importante para a economia, que gera emprego e renda, que é independente da máquina pública, embora as políticas governamentais interfiram muito nesse setor”, observou.

Respaldo
Entusiasta dos pequenos negócios, o deputado federal Jorginho Mello parabenizou a iniciativa do deputado Adriano Sarney em instalar a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa do Maranhão nesse momento de dificuldade enfrentada pelo país. “A Frente dará respaldo a esse segmento e defenderá os interesses de quem produz e trabalha nesse país”, assinalou.
Ele lembrou que, em nível de Brasil, a Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa tem atuado fortemente em defesa dos pequenos negócios, tendo alcançado avanços importantes, como a ampliação do limite de receita bruta anual das empresas, de R$ 3,6 milhões para R$ 4,8 milhões para fins de acesso ao benefício do regime especial de tributação do Simples Nacional.
Para o superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa do Maranhão será referência para que o empreendedor maranhense possa buscar políticas públicas. “A Frente significa um novo momento para a economia do estado e as micro e pequenas empresas terão uma voz na Assembleia para a defesa de seus interesses”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.