Microempresas

Deputado apresenta Frente de Apoio às Microempresas

Durante palestra na Associação Comercial do Maranhão (ACM), Adriano Sarney destacou que as micro e pequenas empresas respondem por mais da metade dos empregos e por quase 30% do faturamento dos negócios no país

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Deputado Adriano Sarney diz que uma das missões da Frente Parlamentar é apoiar os empreendedores
Deputado Adriano Sarney diz que uma das missões da Frente Parlamentar é apoiar os empreendedores (Frente parlamentar)

O deputado Adriano Sarney (PV) apresentou, na noite de quarta-feira, 11, na Associação Comercial do Maranhão (ACM) os principais aspectos que norteiam a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, a qual preside, e com atuação na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALMA). Na ocasião, foram apresentadas vantagens de apoio aos pequenos negócios e a importância desses empreendimentos para o país.
O parlamentar destacou que atualmente as micro e pequenas empresas são responsáveis por mais da metade dos empregos formais e por quase 30% do faturamento dos negócios do país. Além disso, os empreendimentos considerados de menor porte já constituem pelo menos 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e oferecem 70% dos empregos no território maranhense.
Devido à importância dos pequenos e médios negócios, ao apresentar os números, o deputado sugeriu a promoção de ações - com o apoio dos integrantes da ACM - que estimulem o pequeno empresário e reduzam, na visão do parlamentar, a alta carga de impostos que ainda é enfrentada pelos empreendedores. “Esta é, inclusive, uma das missões da Frente Parlamentar, além de estimular o apoio aos empresários”, frisou Adriano.
Ainda de acordo com dados apresentados pelo parlamentar aos empresários, somente no primeiro quadrimestre deste ano, os empreendimentos considerados de menor porte incorporaram mais de 104 mil pessoas aos seus quadros, garantindo emprego e renda aos trabalhadores. Em contrapartida, de acordo com o parlamentar, as médias e grandes empresas maranhense, nesta mesma estatística, apresentaram saldo negativo de R$ 129,4 mil.
“Acredito no desenvolvimento do Maranhão a partir do apoio à iniciativa privada. Por isso que estamos aqui esta noite, para discutir soluções que possam melhorar a vida empresarial e, em consequência, que haja mais condições de investimentos sociais”, disse o deputado.
Sobre a ação da Frente Parlamentar, apresentada por Adriano Sarney, o presidente da ACM, Felipe Mussalém, destacou o trabalho realizado pelo deputado. “Não se trata de uma discussão voltada para interesses partidários, e sim em benefícios a uma coletividade empresarial que auxilia no desenvolvimento do país”, afirmou.

Mais

Frente aposta na articulação

Formada por 17 deputados, a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa foi criada oficialmente no dia 9 de junho de 2017 e aposta no trabalho de articulação política para a obtenção de condições especiais para o desenvolvimento dos negócios de pequeno porte. A iniciativa envolve diversas entidades, como a ACM e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Dentre as atividades já realizadas pelo Frente, estão a promoção de palestras e seminários como órgãos públicos e privados para a fomentação de ações em prol do empreendedorismo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.