Filme

“Lamparina da Aurora” na telona do Guarnicê

Filme de Frederico Machado está na Mostra Competitiva Nacional e será exibido hoje, às 19h, no Teatro Alcione Nazaré com a presença do ator Antonio Saboia, que integra o elenco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Antonio Saboia com a atriz Vera Barreto Leite em cena do filme
Antonio Saboia com a atriz Vera Barreto Leite em cena do filme (Lamparina da Aurora)

SÃO LUÍS - O ator franco-maranhense Antonio Saboia está em São Luís e participa hoje da exibição do filme “Lamparina da Aurora”, único longa maranhense na Mostra Competitiva do 40º Festival Guarnicê de Cinema. O filme, de Frederico Machado, será exibido às 19h, no Teatro Alcione Nazaré, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande).

Além de atuar no suspense psicológico, Antonio Saboia é produtor do longa que participou do último Festival Tiradentes tendo sido premiado. Segundo o ator, a estreia nacional está prevista para novembro. “Mas o filme está inscrito em diversos festivais e estamos com boas expectativas tanto para eventos nacionais quanto internacionais”, adianta Antonio saboia.

A película é independente e traz a história de um casal de idosos que vive em uma fazenda abandonada. Ele recebem, todas as noites, a visita de um jovem misterioso. “O filme não tem diálogos, o que para o ator é muito difícil porque perdemos a bengala. Para mim, este filme trouxe um grande aprendizado, fora que fazer um projeto com o Fred (Frederico Machado) era algo que já queria há um tempo”, diz o ator.

Produções

Para vir ao Maranhão, Antonio Saboia abriu um espaço na agenda. Ele conta que recentemente acabou de gravar uma série chamada “Rotas do ódio”, para o canal Universal. São 10 episódios que deverão ir ao ar em março e abril do ano que vem. Atualmente, está em meio à gravação de outra série, desta vez para o canal Netflix. A direção é de José Padilha (diretor de “Tropa de Elite” e “Robocop”) e se chama “O mecanismo”.

O ator adianta que a série é sobre a o início da operação Lava Jato e que também deverá ser exibida no início do ano que vem. “São oito episódios e esta é a segunda série produzida pela Netflix no Brasil, com elenco brasileiro e para o público do país”, diz Antonio Saboia. No cinema, o maranhense atua no longa “O Calvário”, em fase de montagem.

O ator, filho de mãe francesa e pai maranhense (o jornalista Napoleão Saboia), viveu entre a França e o Brasil, vindo sempre ao Maranhão, onde costumava passar férias. Tem no currículo trabalhos como a minissérie “Felizes para Sempre?”, com direção de Fernando Meirelles, da Rede Globo, na qual viveu o professor Guilherme. Com o mesmo diretor, protagonizou a série “Beleza S/A”, além de comerciais para a TV. Com o diretor Breno Ferreira, fez o filme “Ódio”, e também atuou em “Reverso”, de Francisco Colombo. “Aqui no Maranhão tenho planos de um curta que farei com meu primo, Arturo Saboia, chamado ‘O farol’”, adianta o ator.

Antonio Saboia atuou em filmes como “O lobo atrás da porta”, de Fernando Coimbra; “Lula, o filho do Brasil”, de Fábio Barreto e Marcelo Santiago, entre outros. Na TV, participou da novela “Em família”, da Rede Globo, e da série sobre Zé do Caixão, gravando com Matheus Nachtergaele.

O filme não tem diálogos, o que para o ator é muito difícil porque perdemos a bengala. Para mim, este filme trouxe um grande aprendizado, fora que fazer um projeto com o Fred (Frederico Machado) era algo que já queria há um tempoAntonio Saboia, ator e diretor

Serviço

O quê

Exibição do longa “Lamparina da Aurora” no Festival Guarnicê de Cinema

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Teatro Alcione Nazaré – Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Praia Grande

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.