Aos 68 anos e com muita disposição, Maria Salomé Alves dos Santos concluiu a segunda graduação no ensino superior, que foi iniciado após a aposentadoria. A idosa, que já era graduada em Gestão Hospitalar, se formou também em Psicologia. A cerimônia de formatura foi realizada na Universidade Ceuma.
Maria Salomé trabalhou como servidora pública por 25 anos. Depois de aposentada, resolveu se dedicar aos estudos e, ao longo de 15 anos, alcançou as duas formações. Segundo ela, estudar sempre foi um hobby. “Eu sempre gostei de estudar. Um hobby que eu tenho é estudar. E gosto mesmo. Faço com que todo o pessoal da minha família estude”, comenta.
Iniciar o curso de Psicologia foi uma ideia de uma amiga da igreja, que Maria Salomé logo assumiu. Os conhecimentos, pensava ela, iriam ajudar nos trabalhos sociais que desenvolve na sua congregação. “Uma amiga me disse que o curso de Psicologia seria muito bom para mim. Então, decidi fazer, porque sou uma pessoa que gosta muito de estudar e apreender”, relata.
Apesar de aposentada como educadora, Maria Salomé adquiriu a segunda graduação aos 68 anos e se considera um exemplo para pessoas de sua faixa etária. “Eu me renovei nesses cinco anos que passei na faculdade. Completou minha vida. Achei uma maravilha, adquiri mais conhecimento”, afirma.
Sonhos
Engana-se quem pensa que na velhice não existem objetivos a serem alcançados e desafios a serem superados. “Na velhice, acontece uma série de alterações emocionais, psíquicas, físicas e sociais. A forma com que o idoso lidará com essas questões contribuirá de forma positiva ou negativa para a sua qualidade de vida. Porém, nem sempre é fácil assimilar, trabalhar e aceitar todas as transformações sozinho”, explica.
Maria Salomé já conseguiu até local para trabalhar. “Nunca pensei em ser psicóloga, mas me identifiquei muito com a profissão. Uma amiga me convidou para dividir um consultório com ela e em breve devo começar a trabalhar como psicóloga. Estou ansiosa para colocar em prática o que aprendi em sala de aula”, diz.
Maria Salomé ainda tem planos para o futuro acadêmico. Ela pretende se especializar na psicologia para exercer a profissão com mais competência. “Já fiz dois cursos de especialização em Brasília e São Paulo e pretendo fazer outros para conhecer mais sobre a profissão”, diz.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.