Programação

Novenário de São José de Ribamar será encerrado esta semana

Neste ano, o santuário do padroeiro do Maranhão preparou uma vasta programação para o novenário, cujo tema é “São José, guardião da vida e da criação” e também se inspira na Campanha da Fraternidade 2017

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

O Santuário de São José de Ribamar está celebrando o novenário do santo padroeiro do Maranhão. No mês de março, já é tradição entre os maranhenses o costume de realizar peregrinações até a cidade de balneária a fim de celebrar a festa do patrono universal da Igreja Católica, São José. Neste ano, foi preparada uma vasta programação para o novenário, cujo tema é “São José, guardião da vida e da criação” e também se inspira na Campanha da Fraternidade 2017.

O novenário de São José de Ribamar começou na sexta-feira, 10, e será encerrado no domingo, dia 19, quando é celebrado o santo. A programação conta com missas, procissões, novenas, louvor e shows católicos. Segundo o padre Cláudio Roberto, reitor do santuário, a festa é um grande momento de evangelização, pois reúne pessoas de diversos estados brasileiros. “É também um momento para refazer as forças, fazer pedidos, pagar promessas, pedir perdão, enfim, para nos encontrar com Deus, através de nosso padroeiro”.

Para os devotos, o novenário de março ressalta a importância de peregrinar e agradecer a Deus pelas bênçãos concedidas, através de São José de Ribamar. No dia de São José, 19 deste mês, romeiros e devotos poderão peregrinar até a cidade-santuário e participar de missas o dia inteiro. Às 16h, a procissão de encerramento sairá do santuário e percorrerá ruas do município, encerrando com a Santa Missa na concha acústica. O novenário de São José de Ribamar antecede o tradicional festejo de São José, realizado no mês de setembro, e que também homenageia o santo padroeiro do Maranhão.

Este ano o tema também é uma alusão à Campanha da Fraternidade. “O tema nos estimula a refletir sobre a importância da proteção de nosso planeta. É também oportunidade para nos inspirar e pedir a São José de Ribamar, que soube cuidar com carinho e dedicação da família de Nazaré e de nossa Igreja, que nos ajude a ter esse mesmo cuidado com nossos biomas, dons de Deus para todos nós”, explica padre Cláudio Roberto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.