Carnaval no interior

Foliões procuram por passagens para a temporada carnavalesca

No terminal rodoviário, procura pelas passagens é tímida e deve se intensificar nos próximos dias; no terminal de ferry-boat, passagens estão quase esgotadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

SÃO LUÍS - O Carnaval se aproxima, e o desejo de muitas pessoas é aproveitar a folia momesca no interior do estado, como acontece tradicionalmente. Por isso, a corrida na busca de passagens para viajar já começou.

No Terminal Rodoviário de São Luís, na Avenida dos Franceses, a venda de passagens para o interior do estado ainda é tímida. Por enquanto, as pessoas apenas estão se informando dos preços e horários nas empresas de transporte. A expectativa é de que a venda se intensifique nos próximos dias, com a aproximação das festividades. Ainda assim, a procura deve ficar abaixo do que ocorreu em anos anteriores.

Embarcado
As passagens de ferry-boat estão quase esgotadas, com a grande procura. O meio de transporte é o preferido pelos foliões que passarão o Carnaval no interior do estado.

Na manhã de sexta-feira, 3, O Estado esteve no local de venda de passagens de ferry-boat, na Avenida Senador Vitorino Freire, na Areinha. Na ocasião, havia passagens apenas para o dia 22 de fevereiro e nos últimos horários, no sentido São Luís/Cujupe. No sentido contrário, ou seja, o retorno, havia passagens até o dia 3 de março.

Por causa do aumento do fluxo de pessoas no Terminal da Ponta da Espera, local de embarque e desembarque de passageiros de ferry-boat, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) colocará em prática um plano de ação com o objetivo de proporcionar segurança e tranquilidade para as pessoas que atravessam a Baía de São Marcos em direção aos municípios da baixada maranhense.

“A expectativa é de que 100 mil pessoas passagem pelo terminal no período de quinta-feira antes do carnaval e na quinta depois”, disse Glauco Vaz, gerente de Terminais Externos da Emap. Em dias normais, são transportadas em média pelo ferry 2.400 pessoas por dia, mas nos dias de Carnaval esse número sobe para 16 mil.

Por essa razão, são disponibilizadas viagens adicionais no ferry para atender a demanda. “Nós faremos também a readequação do fluxo de pessoas para evitar tumultos, dando conforto e segurança para as pessoas”, completou Vaz.

Esse plano é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Agência Estadual de Transporte Aquaviário e Mobilidade Urbana (MOB), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além das operadoras de ferry-boat que atuam nos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe.

SAIBA MAIS

Horários de viagem dos terminais de ferry-boat

São Luís – Porto do Cujupe
3h – Serviporto (exceto aos domingos)
5h – Internacional Marítima
6h – Serviporto
7h - Internacional Marítima
8h – Serviporto
10h - Internacional Marítima
12h - Internacional Marítima
13h – Serviporto
15h - Internacional Marítima
16h – Serviporto
18h – Serviporto
20h - Internacional Marítima

Porto do Cujupe – São Luís
5h30 – Serviporto (exceto aos domingos)
7h30 - Internacional Marítima
8h30 – Serviporto
9h30 - Internacional Marítima
10h30 – Serviporto
12h30 - Internacional Marítima
14h30 - Internacional Marítima
15h30 – Serviporto
17h30 - Internacional Marítima
18h30 – Serviporto
20h30 – Serviporto
22h30 - Internacional Marítima

Assista o vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.