Ataque

Mulher de atirador de boate gay em Orlando é detida nos EUA

Noor Salman foi detida em San Francisco, segundo rede CBS. Em junho de 2016, Omar Mateen matou 49 pessoas na boate Pulse

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

San Francisco - A mulher de Omar Mateen, atirador que matou 49 pessoas em uma boate gay de Orlando, em junho do ano passado, foi detida em conexão com o massacre, afirmou ontem a procuradora-geral dos Estados Unidos Loretta Lynch, de acordo com a agência Reuters. Segundo informações da rede CBS, Noor Salman foi detida em San Francisco, para onde se mudou depois do ataque.

Na época, fontes policiais divulgaram que Noor Salman teria dito à polícia que tentou impedir que o marido realizasse o ataque.

Mateen fez disparos na boate Pulse na madrugada do dia 12 de junho com um fuzil AR-15 e uma pistola. Além de ter matado 49 pessas, Mateen feriu outras 53.

Cerca de 350 frequentadores participavam de uma festa de música latina no local, que é conhecido da comunidade gay da cidade. Os sobreviventes descreveram cenas de carnificina quando o atirador levou reféns para dentro de um banheiro. Três horas mais tarde, agentes entraram no local, libertaram 30 pessoas e mataram o suspeito.

Ataque

Segundo as autoridades americanas, o ataque contra a boate Pulse foi o pior ataque a tiros da história moderna dos Estados Unidos e o mais violento ocorrido no país desde os atentados de 11 de setembro de 2001.

Mateen nasceu em Nova York, filho de pais afegãos, mas se mudou para Fort Pierce, uma cidade a cerca de 2h de Orlando.

Segundo o FBI, minutos antes de iniciar o ataque o atirador telefonou aos serviços de emergência para jurar "lealdade" ao grupo Estado Islâmico (EI). Mas o FBI descartou orientação externa ao ataque e afirmou que Mateen pode ter se inspirado principalmente na ideologia radical à qual foi exposto na Internet. O atirador já havia sido interrogado três vezes pelo FBI em dois inquéritos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.