Perdas

Cortes no orçamento poderão extinguir tribos isoladas

A ONG Survival International lança campanha de proteção aos indígenas, em espacial aos Awá, última tribo nômade e sem agricultura do Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Grupo de Awás isolado, uma das etnias mais atingidas com as ocupações de madeireiros e garimpeiros, que causam doenças que matam os indígenas
Grupo de Awás isolado, uma das etnias mais atingidas com as ocupações de madeireiros e garimpeiros, que causam doenças que matam os indígenas (Grupo)

A organização não governamental (ONG) Survival International lançou uma campanha de proteção às tribos isoladas, pois estas estão correndo risco de serem extintas. “O Governo Brasileiro está planejando cortar o orçamento da Fundação Nacional do Índio (Funai), encarregada de proteger os territórios das tribos isoladas de garimpeiros e madeireiros”, diz trecho de carta da ONG.

A Survival está pressionando o governo para que suspenda os cortes e congelamento do orçamento da Funai e garanta que esta tenha os recursos necessários para garantir a sobrevivência dos povos indígenas no país.

“Muitos estão preocupados que isso resulte na aniquilação de etnias como os Awá-Guajá isolados, que habitam as terras do Maranhão. A Funai, já subfinanciada, enfrenta mais cortes à medida que o novo governo busca reduzir os gastos públicos”, diz trecho de texto da ONG.

Invasão

Acredita-se que cerca de 5.000 garimpeiros ilegais estejam no território de outra etnia isolada: Yanomami. Suas atividades propagaram malária, e poluíram os rios com mercúrio. Indígenas brasileiros estão protestando em Brasília contra os cortes.

Ninawa Kaxinawa disse à Survival: “Nós indígenas somos contra esses planos. São um grande perigo para nós, sobretudo os isolados. Eles já estão vivendo sob a pressão constante de madeireiros, garimpeiros e outros intrusos. São seres humanos como qualquer outro e têm o direito de viver no estado em que quiserem”.

Um porta-voz da etnia Awá, Amiri Awá, disse ao Conselho Indigenista Missionário (Cimi), organismo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), não querer que a Frente de Proteção Awá Guajá acabe. “Queremos que a Funai, com os Awá, continue protegendo nosso território e os parentes isolados”, pediu.

A Survival também recebeu um recado do líder e xamã Yanomami, Davi Kopenawa, que a Funai existe para defender os povos indígenas. “Se o Presidente Temer cortar o dinheiro do órgão, vai matar a gente”, sentenciou.

Fundação

A Funai é encarregada de proteger os territórios indígenas do Brasil. Existem 12 equipes especiais – as Frentes de Proteção Etnoambiental – responsáveis por proteger as terras das tribos isoladas, patrulhando áreas isoladas da Amazônia para monitorar invasores.

A chamada “PEC da Morte” (Proposta de Emenda Constitucional 241/55) congelará os gastos públicos, como a Funai, educação, saúde e outros por 20 anos. Além disso, a fundação enfrenta cortes orçamentários, que devem ser aprovados pelo Congresso no orçamento anual previsto para 2017.

O orçamento total da Funai previsto para 2017, segundo a Survival, é equivalente ao aprovado de 14 anos atrás – bem menor que o total que o órgão requer para proteger as terras indígenas. Políticos brasileiros também estão debatendo uma série de propostas que, caso implementadas, podem impedir a criação de novos territórios indígenas e abrir os já existentes à exploração econômica. Esses planos incluem a proposta conhecida como PEC 215.

Relíquias

As tribos isoladas não são atrasadas ou relíquias primitivas de um passado remoto. Elas são nossas contemporâneas e parte vital da diversidade humana. “Se seus direitos são respeitados, elas continuam a prosperar”, destacou a Survival.

O conhecimento dos indígenas isolados é insubstituível e foi desenvolvido ao longo de milhares de anos. Eles são os melhores guardiões de seu ambiente. E evidências provam que territórios indígenas são as melhores barreiras ao desmatamento.

A Survival International se opõe a tentativas de forasteiros de contatá-los. É sempre fatal, e iniciar o contato deve vir da livre escolha dos próprios indígenas isolados. Aqueles que entram em territórios de tribos isoladas os negam dessa chance.

“O Governo Brasileiro deve considerar as possíveis consequências genocidas destes cortes orçamentários. É vital que as autoridades continuem a proteger os territórios indígenas, ou alguns dos povos mais vulneráveis do planeta serão exterminados”, afirmou o diretor da Survival, Stephen Corry.

Para o líder da Survival, todas as tribos isoladas enfrentam uma catástrofe, a não ser que suas terras sejam protegidas. “Estamos fazendo tudo o que podemos para garantir a essas tribos e dar-lhes a oportunidade de determinar seus próprios futuros”, destacou.

Mais

Muitas tribos isoladas

Pelos cálculos do Cimi, existem mais de 100 tribos isoladas na Região da Amazônia, a maioria delas no Brasil. O Maranhão está incluído na Amazônia Legal. As tribos isoladas são os povos mais vulneráveis do planeta. Muitos vivem em grupos pequenos e podem ser exterminados pela violência de estranhos ou doenças como a gripe e o sarampo, às quais eles não têm resistência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.