Meio Ambiente

Bequimão avança no processo ambiental

1ª audiência pública do Plano de Saneamento Ambiental foi realizada com a presença da equipe técnica da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Audiência pública sobre o processo de elaboração do PSA foi realizada em Bequimão, na região das Reentrâncias Maranhenses
Audiência pública sobre o processo de elaboração do PSA foi realizada em Bequimão, na região das Reentrâncias Maranhenses (Audiência)

BEQUIMÃO - A 1ª audiência pública municipal para elaboração do Plano de Saneamento Ambiental (PSA) foi realizada em Bequimão. A equipe técnica da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais (Femaci) esteve presente, a convite do prefeito José Martins (PMDB), assim como representantes do Consorcio da Floresta dos Guarás (Conguarás), do qual Bequimão é integrante.

Na ocasião, foi apresentado o plano de trabalho para a concretização do PMSB como instrumento de gestão, tendo como base a mobilização social no acompanhamento das políticas públicas e o apontamento de diretrizes para o setor.

A elaboração atende a determinações do Governo Federal, viabilizando parcerias para a destinação de recursos para o saneamento.

O objetivo do planejamento é melhorar as condições de vida da população urbana e rural, atuando com base em empreendimentos destinados à universalização e melhoria dos serviços públicos de saneamento.

“Os gestores estão entendendo que saneamento é dignidade para a comunidade, e os planos são estratégias de trabalhar questões complexas de maneira ampla, com participação popular e soluções regionalizadas”, destacou secretário-geral da Femaci, Ronald Damasceno.

Estiveram presentes representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipal, assim como da Igreja Católica. O secretário municipal de Indústria e Comércio, Ademar Costa, que representou o prefeito na solenidade, destacou a necessidade de direcionar políticas públicas eficazes ao saneamento rural, com sistemas de reuso da água.

Aproveitamento

O vereador Valmir Batista, representou a Câmara Municipal e parabenizou a discussão envolvendo sociedade civil e poder público. Para o padre Domingos Higino, a água precisa ser melhor aproveitada na cidade.

“Além da gestão da água, outra preocupação diz respeito às queimadas em nossa região. Precisamos fazer encaminhamentos para esta questão, visando mais qualidade de vida à nossa população”, frisou o parlamentar.

Ao final da audiência, foram eleitos os comitês de Coordenação e Executivo para a elaboração do PMSB com a equipe técnica da Femaci, que vai ser composto por sociedade civil organizada e representantes do poder público.

“Os gestores estão entendendo que saneamento é dignidade para a comunidade. Os planos têm de ter participação popular e soluções regionalizadas”

Ronald Damasceno

Secretário-geral da Femaci

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.