PH

Tieta do Agreste no México

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Ceres Murad, diretora do Dom Bosco
Ceres Murad, diretora do Dom Bosco (PH)

Uma das novelas mais interessantes já exibidas pela Rede Globo, Tieta, que Foi ao ar entre 14 de agosto de 1989 e 31 de março de 1990, em 196 capítulos e protagonizada por Betty Faria, terá uma versão em novela exibida na televisão do México. Mas não se trata do mesmo roteiro desenvolvido por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares. Um produtor mexicano adquiriu recentemente os direitos do romance de Jorge Amado, “Tieta do Agreste”, do livro, e planeja transformá-lo em novela em seu país.

Livros em plataforma digital

Uma instituição de vanguarda, o Colégio Dom Bosco é a primeira escola maranhense a publicar obras de seus alunos na plataforma iBook, da Apple Store, para dowload e acesso gratuitos. No total, são 12 livros digitais (e-books) de contos, todos de autoria de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Eles criaram personagens, histórias e desenhos para ilustrar as tramas. A coletânea de e-books é fruto de um projeto multidisciplinar da escola, que reúne o estudo aprofundado em Artes e Linguagem.

Lisieux em SP
A psiquiatra Lisieux Carvalho Campos foi uma das ilustres presenças do Maranhão no maior congresso brasileiro de Psiquiatria da história e segundo maior do mundo.
Estou falando do XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que celebrou, no período de 14 a 19 deste mês, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, os 50 anos da Associação Brasileira de Psiquiatria.
O Congresso apresentou mais de 160 sessões cientificas com cerca de 450 palestrantes, psiquiatras cientistas e pesquisadores do Brasil.

Lisieux... 2
Vale destacar que em torno de 50 palestrantes eram nomes proeminentes no cenário internacional da psiquiatria, falaram para os associados e congressistas de mais de 20 países e celebraram o “CBP Gold” da ABP – a fórmula 50/50/50.
Aliás, assuntos de extrema relevância para a realidade política atual, como corrupção e personalidades, foram tratados no Congresso.
Também foram discutidas técnicas modernas no tratamento das drogas, depressão, suicídio, síndrome do pânico, com terapêutica atualizada.

Ana Luiza e posse
A escritora Ana Luiza Ferro fez sucesso na última semana com a palestra “A Batalha de Guaxenduba”, em lembrança dos 402 anos da Batalha de Guaxenduba, na Casa de Cultura Huguenote Daniel de La Touche, situado num antigo casarão típico que pertenceu a Catarina Mina.
A batalha que começou a minar o sonho da França Equinocial é objeto de um dos capítulos do livro de Ana Luiza “1612: os papagaios amarelos na Ilha do Maranhão”.
Ana Luiza, que foi eleita para ocupar a cadeira nº 12, da Academia Maranhense de Letras, patroneada por Joaquim Serra, fundada por Clodomir Cardoso e já ocupada por Odylo Costa, filho, e, por último, pelo jornalista e político Evandro Sarney, marcou sua posse para o dia 6 de abril de 2017.

Seminário sobre política
O atual presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política, Marcelo Dias Carcanholo, estará em São Luís na última semana do mês de novembro. Ele será um dos conferencistas do I Seminário de Crítica da Economia Política, que terá como sede a Universidade Federal do Maranhão, nos dias 29 e 30.
Além de Marcelo Carcanholo, também será conferencista o professor Eleutério Fernando da Silva Prado, titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP).
O evento será voltado para professores, pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação e profissionais das mais diversas áreas.
Em sua primeira edição, apresentará a temática “Trabalho e Crise no Capitalismo Contemporâneo”, com o objetivo de proporcionar os fundamentos teórico-metodológicos para o desenvolvimento de pesquisas no campo da crítica da economia política, sobretudo acerca do processo de desenvolvimento capitalista.
Durante a programação, serão oferecidos dois minicursos: “Interpretações da Grande Recessão” e “Trabalho no Capitalismo Contemporâneo”.

Cardiologia
O médico José Benedito Buhatem estará coordenando, no próximo dia 25, o 9º Simpósio de Cardiologia do Hospital São Domingos.
O evento contará com nada menos do que quatro convidados nacionais para o tema “Doenças Cardiovasculares de Alta Complexidade”.
O Simpósio será realizado no CRM e deverá reunir um grande público da área médica em geral.
As inscrições estão abertas e a taxa para os participantes será 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados a uma entidade filantrópica.

Comemoração
Lojistas e shoppings da cidade estão comemorando pesquisa da Fecomércio na qual consta que pelo menos sete em cada 10 consumidores ludovicenses estão dispostos a ir às compras de Natal.
Mesmo com uma leve retração em relação ao ano passado, em meio à crise, é algo para se comemorar.
Outro dado animador é que 44,5% devem se deslocar para shoppings para fazer suas compras. Para o gerente comercial do Rio Anil Shopping, Rafael Saldanha, fatores como conforto, segurança, o clima natalino dado pelas decorações e a variedade influenciam nessa escolha.

TRIVIAL VARIADO

Nos primeiros dias de governo, o prefeito reeleito Edivaldo Holanda Junior fará os cortes que ele considera necessários. Se não for assim, já sabe: depois que a roda das despesas começa a andar, não há quem trave.

Um grupo de grandes empresários de Belém do Pará desembarca em São Luís no fim de semana para participar do Gala de Novembro, no próximo sábado. Também nomes de prestígio de Teresina estão chegando.

Manchete e ironia do jornal O Dia, do Rio de Janeiro, sobre a prisão de Sérgio Cabral: “De Paris para Bangu 8”

Cartões corporativos não têm transparência, sob alegação de que as informações são sigilosas. Quem paga a conta?

A flor de narciso é o toque especial, trazido do Sul da França, para My Lily (eau de parfum), de O Boticário. A novidade chegou às lojas, para revendedoras de marca e no e-commerce. A campanha tem promoção que vai levar clientes para a França.

A partir de hoje, o Ministério do Trabalho libera o pagamento do Abono Salarial do PIS/ Pasep ano-base 2015 para os trabalhadores nascidos no mês de novembro.

DE RELANCE

Cidadão de Imperatriz
Antes de tomar posse na Prefeitura de São José de Ribamar, onde obteve a mais consagradora votação de todos os municípios do estado, Luis Fernando Silva vai ser o grande homenageado desta semana na região tocantina. Na próxima quarta-feira, ele vai receber o título de Cidadão de Imperatriz.

Mudanças na Lei
A Associação Comercial do Maranhão e o Sebrae-MA promovem a palestra “Crescer sem Medo: As mudanças na Lei nº 123/2006 e as oportunidades para os pequenos negócios”, que será ministrada pela analista técnica do Sebrae/MA, Marize Abdalla. O evento será realizado no próximo dia 23, na sede da ACM. Na mesma noite, será lançada a Cartilha Financeira para Micro e Pequenas Empresas, editada pelo Sebrae/MA para apoiar a melhoria da gestão dos pequenos negócios, seguido da palestra “Estratégias de realizações de missões comerciais no exterior”, com Alex Buhatem.

Medo das perdas
Os grandes banqueiros querem que o governo federal continue gastando mais do que arrecada. Por isso, aliam-se na trincheira de parcela dos trabalhadores e de estudantes, contrários à contenção das despesas públicas. Se o projeto, já aprovado na Câmara dos Deputados, tiver a mesma aceitação no Senado, os donos das grandes instituições financeiras ficarão extremamente contrariados. Sem o aumento da dívida pública, que os governos rolam junto aos bancos, os lucros com juros vão baixar.

Com o pé no freio
Os jornais publicaram em novembro de 2006: “O presidente Lula deverá propor aos novos governadores a criação de dispositivos legais para conter o crescimento acelerado das despesas do Judiciário e do Legislativo. Os chamados poderes autônomos, que incluem o Ministério Público.” Comprova que o governo do PT também se preocupava com gastos excessivos.

Condição para abrir o cofre
O presidente Michel Temer convidou os governadores para uma conversa, nesta terça-feira, no Palácio do Planalto. Para consumo externo, o assunto será o socorro aos estados falidos. Porém, negociará o apoio das bancadas federais à aprovação da reforma da Previdência Social. Sem essa aceitação, o cofre do Ministério da Fazenda continuará fechado.

Questão de perfil
A saída do ministro Marcelo Calero era previsível. Assumiu contestado por setores da Cultura e saiu torrado. Roberto Freire, que assumirá, começou a carreira política como deputado estadual de Pernambuco pelo MDB. Em 1989, concorreu à Presidência da República pelo PCB. Respeitado por intelectuais e artistas, tem notável capacidade de diálogo e conciliação.

Para refletir com Amyr Klink:
“Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.