Automobilismo

Rafael Suzuki quer retomada na Stock Car, neste fim de semana

Curitiba recebeu a primeira etapa do ano e retorna ao calendário, após especulações de venda do autódromo, para a 450ª corrida da Stock Car

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Rafael Suzuki, representante maranhense, está confiante para a prova/Rodrigo Ruiz/Hyset
Rafael Suzuki, representante maranhense, está confiante para a prova/Rodrigo Ruiz/Hyset (Rafael Suzuki)

CURITIBA

A notícia no início do ano é que o Autódromo de Curitiba seria desativado em poucos meses, e que a Corrida de Duplas, que abriu a temporada 2016 da Stock Car, seria a última da categoria na pista paranaense. Porém, para a alegria dos pilotos e fãs de automobilismo, a praça será mantida e recebe neste fim de semana (14 a 16) a 9ª etapa do campeonato - que marca a corrida de número 450 em 37 anos de história. Para Rafael Suzuki, a notícia foi muito comemorada, já que este um dos circuitos favoritos do representante maranhense e onde ele tem seu melhor histórico na principal categoria nacional, e assim o piloto chega para a rodada dupla com o objetivo de seguir melhorando esses números e também dar a volta por cima após duas etapas difíceis.

Essa será a segunda vez neste ano que a Stock Car corre em Curitiba. Em março, Suzuki dividiu o carro #8 com o argentino Franco Vivian, e conquistou seu primeiro top-10 de um total de cinco nas oito etapas já realizadas. Nas duas temporadas anteriores, o circuito de 3.695 metros sempre foi um palco favorável para ótimas performances de Rafael. Em 2014, o piloto fechou o ano com o 8º lugar, que, em uma corrida com pontuação dobrada, rendeu boa parte dos pontos somados por ele em seu ano de estreia. No ano passado, o piloto foi ainda melhor e terminou uma das corridas em Curitiba na 6ª posição. Depois, pela regra de inversão do grid entre os 10 melhores, largou em 4º e assumiu a liderança da prova nos metros iniciais. Com esse retrospecto positivo e confiante no trabalho de Mauro Vogel e de toda a equipe Geolab Racing para somar dois bons resultados, o piloto quer voltar a subir na tabela.

A etapa em Curitiba abre o último terço do campeonato, que ainda passa por Goiânia e Curvelo - nova pista em Minas Gerais - em novembro, e tem seu encerramento em Interlagos, no meio de dezembro. Rafael Suzuki teve um início de temporada muito consistente e de evolução contínua, tento terminado cinco das seis etapas do primeiro semestre no top-10. Antes da pausa de quase dois meses para as Olimpíadas, o piloto teve em Cascavel seu melhor resultado do ano até agora, com o 7º lugar tanto no grid de largada quanto na corrida 1, que vale mais pontos que a prova 2 nas rodadas duplas. Já nas duas últimas etapas - a Corrida do Milhão em Interlagos e Londrina - Suzuki enfrentou dificuldades com problemas mecânicos, quebras e foi vítima de acidentes que o deixaram fora da pontuação. Mas, sem se abater, Rafael aposta em uma recuperação em grande estilo em Curitiba para voltar a escalar a classificação geral. Atualmente, ele ocupa a 19ª posição, empatado com o 18º, e a 23 pontos do top-15, sendo que em cada final de semana são 45 os pontos em jogo. Felipe Fraga é o líder, seguido por Rubens Barrichello em 2º e Valdeno Brito em 3º.

Outubro Rosa

Única corrida do mês de outubro, a etapa na capital paranaense será também uma oportunidade para Rafael Suzuki demonstrar seu apoio à campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, com adesivos cor de rosa no carro 8.

Programação

Domingo, 16 de outubro

13h - Largada (Corrida 1)

14h10 - Largada (Corrida 2)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.