Guarda Costeira

Mais de 10 mil são resgatados em dois dias no Mediterrâneo

Foram 71 operações de salvamento na região do Canal da Sicília; após resgate, três mulheres deram à luz e as crianças passam bem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

Itália - Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas nos últimos dois dias no Mediterrâneo quando tentavam alcançar o litoral sul da Itália, informou ontem a Guarda Costeira italiana.

A central operacional da Guarda Costeira acrescentou que coordenou desde segunda-feira 71 operações de salvamento na região do Canal da Sicília, onde habitualmente se localiza a maioria das embarcações que tenta alcançar a Itália.

Na terça-feira, a Guarda Costeira informou que, entre os resgatados, haviam sido encontrados os corpos de 28 pessoas. Na segunda-feira, foram achados os corpos de outras nove.

Na segunda-feira,3, o número de pessoas resgatadas subiu para quase 6 mil e na terça-feira os meios dos diversos corpos que operam na zona salvaram 4.655.

Resgate

Ontem, a Guarda Costeira distribuiu imagens das operações de resgate das últimas horas desde a embarcação "Dattilo", que recuperou do mar mais de mil pessoas que estavam a bordo de um barco e três embarcações infláveis.

Durante a viagem desta embarcação para o porto siciliano da Catânia, três mulheres deram à luz e todas as crianças estão em boas condições de saúde, precisou a Guarda Costeira.

Nas operações das últimas 48 horas participaram veículos de imprensa da Guarda Costeira, da Marinha Militar, uma embarcação irlandesa, dois rebocadores privados e meios da agência europeia para a proteção da fronteira exterior, Frontex.

Também prestaram socorro organizações humanitárias como os MOAS de Malta, Life Boat, a espanhola Proactiva Open Arms e Watch the Med.

Na noite entre segunda-feira e terça-feira, a embarcação espanhola "Astral", pertencente à ONG Proactiva, encontrou um barco a poucas milhas do litoral da Líbia com pelo menos 22 corpos de pessoas.

As favoráveis condições do mar provocaram o aumento do fluxo migratório desde o norte da África, especialmente desde a Líbia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.