Governo

Presidente da Itália aprova Conte como primeiro-ministro

Giuseppe Conte foi indicado pelos partidos Movimento Cinco Estrelas (M5E) e Liga Norte, que dominam o Parlamento. Confirmação ocorre após dois anos e meio de negociações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

ITÁLIA - O presidente italiano Sergio Mattarella confirmou ontem Giuseppe Conte como primeiro-ministro do país. Conte foi apresentado na segunda-feira,21, como candidato a premiê do primeiro Executivo antissistema da Itália pelos partidos Movimento Cinco Estrelas (M5E) e Liga Norte, que dominam o Parlamento e costuraram um programa conjunto de governo.

Conte, um professor de Direito de Florença, vai agora elaborar uma lista de ministros, que devem ser aprovados pelo chefe de Estado antes que seu governo possa ser empossado.

Após dois meses e meio de negociações, o líder da formação antissistema M5E, Luigi Di Maio, e o da extrema-direita Liga, Matteo Salvini, decidiram excluir suas próprias candidaturas para chefiar o governo e concordaram em apresentar uma terceira pessoa para garantir o "equilíbrio" entre as duas forças.

Nas eleições legislativas de março, nenhum partido conseguiu maioria suficiente no Parlamento para formar um governo sozinho. A ameaça de novas eleições levou os dois partidos a chegarem a um acordo.

Conte, de 54 anos, é um advogado e professor de direito, com uma carreira acadêmica – uma personalidade sem experiência política ou administrativa, discreta e séria para representar uma nova era. No entanto, seu currículo é questionado pela imprensa italiana. Ele é nascido em 1964 em Volturara Appula, uma pequena cidade de apenas 500 habitantes no sul da Itália, estudou direito em Roma, onde fez mestrado em 1988.

Críticos dizem que ele corre risco de ser um líder excepcionalmente fraco, que terá pouca influência sobre seus parceiros de coalizão.

Currículo contestado

O currículo de Conte já havia sido divulgado pelo M5E quando foi apresentado como candidato ao cargo de ministro da Administração Pública. O documento de doze páginas inclui especializações nas universidades mais prestigiosas do mundo, como a New York University (NYU).

No entanto, surgiram dúvidas quando o correspondente em Roma do "The New York Times", Jason Horowitz, afirmou que nos registros da New York University (NYU) não aparece nenhuma pessoa com o nome de Conte que tenha estudado lá.

As dúvidas sobre sua experiência foram crescendo e alguns veículos de imprensa apontam que a universidade de Viena, na qual Conte declara que realizou cursos de aperfeiçoamento sobre Direito Internacional, é na realidade uma escola de alemão.

Ainda, o jornal italiano "Il Messaggero" informou que recebeu a confirmação de que o jurista não estudou na "Duquesne University" de Pittsburgh e também não ensinou na Universidade de Malta, como figura em seu discutido currículo. Conte ainda não fez comentários a respeito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.