Tradição

Chama dos Jogos Olímpicos chega ao Maranhão

Tocha com o símbolo dos Jogos do Rio de Janeiro será conduzida por centenas de pessoas por ruas e avenidas de São Luís, neste domingo, e depois seguirá para os municípios de Barreirinhas, segunda-feira, e Imperatriz, na terça-feira; programação festiva sa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(infografico)

Adriano Martins COSTA
Da equipe de O Estado

Neste domingo, quando chegar a São Luís, a Chama Olímpica dos Jogos do Rio de Janeiro será recebida por Jaqueline Maria Gomes Caldas, de apenas 13 anos, moradora da Vila Janaína. Com ela, terá inicío uma verdadeira maratona, que deve durar até a noite, envolvendo milhares de pessoas e percorrendo 39 quilômetros em 20 bairros. A previsão é de que a Cha­ma chegue à capital maranhense por volta das 9h30, no Aeroporto Marechal Cunha Machado, e siga de carro até o Palácio de la Ravardiére, sede da Prefeitura de São Luís, onde a primeira Tocha Olímpica será acesa, por volta das 10h30, e entregue a Jaqueline.
A menina integra um programa da Prefeitura que trabalha o esporte como forma de melhorar o desempenho escolar e as relações de adolescentes de periferias. E será a primeira das 143 pessoas que carre­ga­rão a Tocha. "É um grande acontecimento na minha vida. Estou feliz e ansiosa para viver esse dia que vai entrar para a história do nosso país e para a minha", conta.
Desde as 8h, grupos e blocos tradicionais estarão na Praça D. Pedro II, para recepcionar o símbolo. Fa­zem parte da programação os grupos Lamparina, Boi de Axixá, o Cacuriá de Dona Teté, bloco tra­dicional Os Feras, o Boi de Santa Fé e o Tambor de Crioula Arte Nossa. Da Prefeitura, o cortejo segue pela Avenida Magalhães de Almeida, sobe pela Avenida dos Portugueses até a Praça da Ressurreição, no Anjo da Guarda, quando será feita uma parada. As atrações artísticas iniciam-se às 11h, com o grupo Samba Ceuma, Companhia Batuk, grupo Coteatro e show Sotaque Crioulo. Na Universidade Federal do Maranhão, próximo ponto, a parada será administrativa.
O percurso será retomado na direção do Cohatrac, com parada na praça Nossa Senhora de Nazaré. A programação festiva começa às 13h, com o grupo Circo Tá na Rua, seguido de show de Tiago Macci, Companhia Baile de Caixa, grupo Coteatro, Alexandra Nicolas e Bumba-boi União da Baixada. Depois, a Chama vai para o Turu, onde será acolhida no Campus do Uniceuma. Então, segue para a Praça Irmã Gabriela Torselli, onde a partir das 16h se apresentam a Companhia Batuk, seguida de show Sotaque Crioulo e Boi de Leonardo. Na continuação, será levada à Praça do Pescador na Avenida Litorânea, Península da Ponta d'areia e Lagoa da Jansen. Nesses trechos, haverá apresentação do tambor de crioula Arte Nossa, Samba Ceuma, show de Heriverto Nunes, Cacuriá de Dona Teté, Alexandra Nicolas, Companhia Baile de Caixa, Flávia Bittencourt, Boi de Leonardo, show Chama da Paz e grupo Lamparina.
O percurso terminará à noite, na Praça Maria Aragão, onde será acesa uma Pira Olímpica e a partir das 18h estão programadas apresentações de Mano Borges, bloco tradicional Os Feras, e bois Nina Rodrigues, Brilho da Ilha, Pirilampo e Maracanã.

Artesanato e gincanas

Além dos shows e apresentações culturais, em todos os pontos pelos quais a tocha passará haverá exposição de artesãos locais. Também estão sendo organizadas gincanas e torneios para a comunidade e para quem vai acompanhar o trajeto.

Segurança

Duzentos e cinquenta homens da Polícia Militar serão destacados para fazer o policiamento durante o revezamento da tocha olímpica em São Luís. Eles serão divididos em cinco motocicletas, quatro viaturas e uma van - além da segurança à pé - em todos os pontos onde haverá o revezamento da tocha e nos locais das atrações culturais.

Além disso, integrantes das Polícia Civil, Força Nacional de Segurança, Polícia Rodoviária Federal, Guardas Municipais entre outros agentes irão fazer parte do comboio de segurança da tocha em todos os três municípios percorridos pela chama no Maranhão.

A emoção de quem vai carregar

Jaqueline, Sara, Bruna, Rayanne, Pedro, Gustavo, José Augusto, Fernando, as dezenas de pessoas que irão conduzir a chama olímpica aqui em São Luís tem histórias de vidas diferentes, mas o sentimento é o mesmo: emoção.

Sara Gonçalves e Bruna Thamires são alunas do Colégio Militar Tiradentes, da rede estadual de ensino, e foram selecionadas para carregar a tocha após vencerem um concurso de redação em seu colégio. Alunas do 8º e 9º ano do ensino fundamental, elas concorreram com outros 580 alunos para serem agraciadas com o privilégio. “Fiquei muito animada quando soube do concurso e pesquisei bastante, mas confesso que fiquei surpresa e muito feliz com o resultado”, destaca Bruna.

“Estou muito ansiosa para o evento. Para mim, a passagem da tocha significa um momento de muita união e alegria para nosso país”, explica Sara.

Rayanne da Silva Xavier, de 16 anos, joga basquete e foi escolhida pelo Unicef para levar a tocha. Moradora do Gapara, ela sonha em ser juíza para ajudar na defesa dos Direitos Humanos, e é uma das mediadoras do Núcleo Comunitário de Esporte e Lazer, projeto da ONG Instituto Formação, parceiro do UNICEF no Maranhão. No projeto, ela estimula crianças, adolescentes e outros jovens de seu bairro a também se dedicarem a diferentes práticas esportivas. “Quando fui escolhida, eu fiquei bem feliz e ao mesmo tempo um pouco assustada: Que honra! Tenho que fazer bonito. É uma oportunidade única que vai marcar para o resto da vida”, comemora Rayanne.

O judoca Pedro Rezende é outro que vai ter a honra de carregar a tocha. O sonho do jovem, que se dedica ao esporte há 13 anos, é um dia representar o Brasil nos jogos olímpicos, mas enquanto isso não vem, ele vai se concentrar na chama. "É um privilégio e um reconhecimento a minha dedicação ao judô. Agradeço a Deus por essa oportunidade, assim como ao meu professor de judô Emílio Moreira, a meus pais Marcelo e Luzia Rezende e aos meus patrocinadores Mateus e Governo do Estado do MA, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Sem eles, isso não seria possível", disse o judoca.

Outro adolescente que vai carregar a tocha é Gustavo Maciel da Silva Souza, de 13 anos e morador da Vila Embratel. Ele também integra o projeto “Movimento e Resgate”, da prefeitura, que apoia jovens na prática do esporte. "Vai ser muito bacana levar a tocha e custo a acreditar que isso vai acontecer comigo. Todos os meus amigos gostariam de estar no meu lugar", contou Gustavo.

Na outra esteira da idade estão o professor José Augusto Santos, com 65 anos, e Fernando Antônio da Silva, de 75. O primeiro tem mais de 30 de trabalho com escolinhas de futebol em bairros com altos índices de violência, e já revelou grandes talentos, como o atleta Marco Araújo, jogador do Flamengo. Já Fernando Antônio da Silva conta que sempre gostou de esporte, principalmente futebol e atletismo, mas que ficou afastado das modalidades esportivas pela dificuldade de conciliar a vida esportiva e o trabalho. "Esse momento tem um significado maior para mim quando penso que há dois anos estava em cadeira de rodas por conta de um problema de saúde ", José Augusto.

Em Barreirinhas, chama vai andar de barco, quadriciclo, helicóptero e kite surf

De São Luís a Chama Olímpica vai para a cidade de Barreirinhas, portal de entrada dos Lençóis Maranhenses. Está prevista para chegar na cidade às 10h30, onde às 11h segue em uma balsa no Rio Preguiças até a entrada do parque, de lá vai até a Lagoa Azul, uma das maiores da região, onde será feito um pequeno percurso à pé.

Na volta, ela segue de barco pelo Preguiças, até o povoado de Vassouras, onde fará um percurso de quadriciclo. Deixa o veículo e volta para o barco até o Farol de Mandacaru, onde subirá em um helicóptero até o povoado de Atins, onde será levada em um kitesurf. O retorno para Barreirinhas será de helicóptero. Na cidade, ela ainda vai percorrer a orla onde será realizada a celebração.

No palco se apresentarão o Grupo Lamparina e a cantora maranhense Tereza Canto. Além dos shows diversas atrações locais acompanharão o percurso da tocha em vários pontos da cidade.

A cidade de Barreirinhas foi escolhida para dar visibilidade aos Lençóis Maranhense, com seus 155 mil hectares de paisagens deslumbrantes, cheio de dunas e lagoas de água cristalina.

Em Imperatriz, Tocha ira descer ponte de Rapel

No dia seguinte, terça-feira, a Chama Olímpica chega a Imperatriz de avião, por volta das 9h da manhã. Ela vai direto para a ponte Dom Affonso Felippe Gregory, cartão-postal da cidade que divide os estados do Maranhão e Tocantins, e será descida de rapel pelo atleta Francisco Amorim, que a entregará ao barqueiro Zeca Tocantins, que fará o percurso de barco pelo rio até o porto da balsa. De lá a comitiva se desloca até o SEST/SENAT onde logo após o almoço segue até o povoado Coquelândia, situado na margem da MA-386, a “Estrada do Arroz”, onde farão um percurso de 2km de bicicleta

Às 15h o fogo olímpico chegará ao Mix Mateus Bacurí, onde estará disponível para fotos e exibição, de lá percorre a BR-010 até a distribuição da Coca-cola, retornando pela Belém-Brasília, passando pela Avenida Bernardo Sayão, rua Simplício Moreira, 13 de Maio, XV de Novembro, Avenida Getúlio Vargas, rua Luís Domingues, Amazonas, Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, Avenida Dorgival Pinheiro, rua Coriolano Milhomem, rua Rui Barbosa e descendo para a Beira-rio.

Segundo o Secretário de Esportes de Imperatriz, Saulo Dino, a celebração do Fogo Olímpico começa às 16h, na Beira-Rio, com a apresentação da banda do 50º Batalhão de Infantaria e Selva (50º BIS). Ainda se apresentarão grupos de Bumba-Meu-Boi e Cacuriá; a banda “Baião de Dois” e apresentações surpresas. A programação será encerrada com a apresentação da Banda Senzala.

PEÇAS

TEMA

"Do calor. Da chama. Do povo. Do Brasil. Dos jogos". Esse é o tema do Tour da Tocha Olímpica 2016.

TOUR DA TOCHA OLÍMPICA

O revezamento da Tocha Olímpica vai visitar 250 cidades do país. As cidades devem receber a tocha em um tour de até 4 horas. As cidades celebração, como é o caso de São Luís, ficarão com a tocha em solo durante 24h, sendo 12h em exposição pelos principais pontos da cidade. Ao fim do dia de atividades, será realizado um show especial para a cidade. De São Luís, a tocha segue para o município de Barreirinhas, onde estará no dia 13 e para Imperatriz, no dia 14.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.