Olimpíadas

Brasil consegue virada contra o México no vôlei

Favorita, a Seleção Brasileira foi supreendida pela mexicana, que saiu na frente no placar; os brasileiros conseguiram superar mexicanos por 3 x 1

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
O líbero Serginho, o levantador Bruninho e o artacante Maurício comandam a festa brasileira pela virada sobre o México por 3 x 1/Divulgação/COI
O líbero Serginho, o levantador Bruninho e o artacante Maurício comandam a festa brasileira pela virada sobre o México por 3 x 1/Divulgação/COI (Vôlei)

RIO DE JANEIRO

A Seleção Brasileira masculina de vôlei fez sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ontem com uma vitória. Após um susto no primeiro set, o time comandado por Bernardinho venceu o México por 3 sets a 1, com parciais de 23/25, 25/19, 25/14 e 25/18.

O duelo contra o México, teoricamente, seria o mais fácil para o Brasil. Isso porque a equipe integra o Grupo A, ao lado de fortes times do vôlei mundial, como Estados Unidos, Itália, França e Canadá. Contudo, não foi isso que se viu no primeiro set.

O México começou forte, forçando o saque e dando trabalho aos donos da casa. Após abrir 8 x 5, a equipe foi administrando a vantagem contra o Brasil, que, apesar de pequena, se manteve ao longo da parcial. Após cometer alguns erros, os mexicanos viram os bicampeões olímpicos diminuírem a diferença para 20 a 19. Mesmo assim, administraram a vantagem e surpreenderam os brasileiros, fechando em 25/23.

A partir do segundo set, o time de Bernardinho retomou as rédeas da partida. Apesar de um início um pouco equilibrado, a Seleção logo abriu vantagem no placar, abrindo 21 x 13. O México até esboçou uma reação, que foi freada pelo time verde e amarelo, vencendo por 25/19. A terceira parcial foi ainda mais tranquila. Os mexicanos pouco fizeram, e a superioridade dos bicampeões olímpicos foi evidente. Sem maiores problemas, o Brasil virou a partida e fechou o set com ampla vantagem: 25/14.

No quarto e último set, o México novamente se impôs e apresentou maiores dificuldades, equilibrando a partida e não deixando os brasileiros abrirem vantagem. Porém, nos momentos decisivos, o Brasil cresceu e se distanciou no placar, encaminhando a vitória na estreia dos Jogos.

Com o resultado, a equipe segue firme na luta por mais um campeonato olímpico. O Brasil foi ouro em Barcelona 1992 e Atenas 2004. Além disso, o país já levou três pratas, em Los Angeles 1984, Pequim 2008 e Londres 2012. A Seleção voltará à quadra amanhã, no Maracanãzinho, para o duelo contra o Canadá, às 22h35.

O Brasil começou jogando com Bruninho, Serginho, Wallace, Lucão, Lucarelli e Maurício. Entraram Éder, Evandro, William e Lipe. Maurício Sousa e Douglas não jogaram na estreia. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.