Relatório

Irã respeita acordo nuclear assinado em 2015, afirma agência da ONU

Constatação foi feita pela Agência Internacional de Energia Atômica, conforme relatório

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Teerã - O Irã está cumprindo os compromissos firmados no acordo nuclear fechado em 2015, afirmou um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A constatação vem no segundo relatório elaborado desde a negociação entre Teerã e as grandes potências.

O aval da AIEA permite continuar com a aplicação do acordo, que garante o caráter civil do programa nuclear iraniano em troca da suspensão das sanções contra o Irã.

A agência certifica que o Irã não "enriqueceu urânio" em níveis superiores aos autorizados pelo acordo e que respeita as cláusulas relacionadas ao reator de água pesada de Arak —referência a duas substâncias que podem ser usadas na produção da bomba atômica.

Reserva

Em seu relatório de fevereiro, a agência afirmou que o Irã tinha ultrapassado ligeiramente a reserva acordada de água pesada, mas que havia rapidamente voltado ao nível combinado.

A divulgação do relatório ocorre no diz em que o presidente americano, Barack Obama, fez uma histórica visita à cidade japonesa de Hiroshima e defendeu que o mundo deve perseguir o fim das armas nucleares.

"Pode ser que não consigamos eliminar a capacidade humana de provocar o mal. Então, as nações e alianças que formamos devem ter instrumentos para se defender. Mas, entre as nações, como a minha, que têm um estoque de armas nucleares, é preciso ter coragem para escapar da lógica do medo e perseguir um mundo sem elas", disse Obama na sexta,27.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.