Turismo

Trade turístico está preocupado com o período junino

A Secretaria de Estado da Cultura e Turismo informa que realizará a programação oficial do São João do Maranhão entre os dias 17 a 29 de junho em arraiais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Poluição das praias de São Luís é um dos pontos negativos para o turismo
Poluição das praias de São Luís é um dos pontos negativos para o turismo (Poluição)

Em poucas semanas, São Luís voltará a viver um dos períodos mais festivos do ano, o período junino. A época é uma boa oportunidade para as empresas do setor turístico, mas a expectativa de quem vive desse ramo não é tão positiva. Diversos problemas de infraestrutura na capital ainda ameaçam o setor.

Paulo Coelho, presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama), destaca que as condições precárias dos acessos a capital representam o principal obstáculo para o turismo atualmente. E isso não se refere somente à BR-135, que vem sendo alvo de inúmeras reclamações.

Em relação à BR-135, único acesso à capital por terra, o problema é a buraqueira que tem dificultado o trânsito na rodovia. Já em relação às vias aéreas, a preocupação é com a diminuição de vôos com destino a São Luís e as altas tarifas cobradas pelas companhias se comparado com alguns destinos nacionais e até mesmo internacionais.

“Um total de 90% dos nossos turistas vem do entorno da capital e 10% de outros locais. Esses 90% têm que ser prioridade. Como eles vão chegar aqui com esses acessos desse jeito, principalmente a BR-135? O turismo tem que ser uma prioridade para os nossos governantes”, afirmou Paulo Coelho.

O presidente do Sehama ressalta ainda a situação das praias de São Luís. Segundo o laudo de monitoramento realizado entre os dias 3 de abril e 1º de maio, estão impróprios para banho os 21 pontos distribuídos entre as praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagy.

Apesar de reconhecer que várias ações estão sendo realizadas para despoluição das praias e também da Lagoa da Jansen, ele volta a lembrar as condições em que os visitantes estão chegando à cidade. “Nós temos uma esperança pelas praias, mas não adianta arrumar a casa e não ter como entrar nela por causa dos acessos”, declarou Paulo Coelho.

Esperança

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH-MA), João Antônio Barros Filho, o empresariado trabalha com base na expectativa que o governo vem transmitindo. “Estamos esperando a conclusão da recuperação da BR-135 e também recebemos uma informação de que há uma previsão de que cinco praias sejam liberadas para banho até junho. Se isso acontecer, já há uma expectativa muito positiva”, explicou.

Apesar disso, o presidente da ABIH-MA ainda não estima a taxa de ocupação para o período junino. Isso porque, de acordo com ele, a crise política gera um impacto sobre esse setor. Uma possível mudança da presidente do país poderia gerar impactos negativos ou positivos para os diversos ramos da economia, inclusive o turismo. Somente na primeira semana de junho seria possível definir qualquer estimativa.

Informações

A Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) informa que realizará a programação oficial do São João do Maranhão entre os dias 17 a 29 de junho. Neste período, serão realizados pelo Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís arraiais oficiais nas praças Nauro Machado, Maria Aragão, Parque Folclórico da Vila Palmeira e Centro Social dos Servidores do Estado (Ipem), sempre a partir das 19h.

Além da programação oficial, serão apoiadas outras dezenas de arraiais de bairros organizados pelas próprias comunidades. O Governo do Maranhão também apoiará a tradicional festa de São Marçal, realizada todo dia 30 de junho no João Paulo, com o encontro dos bois de sotaque de Matraca.

Até o fim de maio, o Governo do Maranhão dará início a uma campanha de promoção turística para o São João 2016. Além de um vídeo que circulará pelas redes sociais, ações de divulgação da festa serão realizadas nos aeroportos de Brasília e São Paulo. O objetivo é divulgar o São João do Maranhão e atrair turistas para o estado.

Sobre a BR-135 a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) informa que a recuperação da rodovia é de responsabilidade do Governo Federal, com execução por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Nesta empreitada, o Governo do Estado está empenhado no sentido de dar celeridade à manutenção e duplicação. A Sinfra dispõe de técnicos que acompanham constantemente as atividades das equipes que trabalham BR-135.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que está trabalhando na retirada de pontos de esgoto dos Rio Claro, Pimenta e Calhau, que contribuirão, assim, com a despoluição da orla de São Luís. As obras no Rio Pimenta estão próximas à sua conclusão, com 95% dos pontos de esgoto já retirados; no Rio Claro, as obras estão em estágio avançado. No Rio Calhau, as obras estão em processo de licitação.

Para contribuir também com a despoluição da orla, a Caema está investindo na construção de duas novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) no Vinhais e no Anil, sendo a ETE Vinhais com entrega prevista para o meio do ano e capacidade de tratar 700 litros de esgoto por segundo. Essas obras farão com que o esgoto produzido por moradores de mais de 43 bairros seja tratado, melhorando a balneabilidade das praias, preservando o solo e as bacias hidrográficas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.