Teatro

Pequena Companhia de Teatro encena no Amazônia das Artes

Espetáculo “Velhos caem do céu como canivetes” será apresentado em sessão gratuita na sede do grupo neste domingo, às 18h em projeto do Sesc

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
(Pequena Companhia de Teatro)

O espetáculo “Velhos caem do céu como canivetes”, da Pequena Companhia de Teatro é a pedida deste domingo, 8, na programação do Sesc Amazônia das Artes, evento que se estenderá até o próximo domingo, 15, em São Luís. A apresentação, gratuita, começa às 18h e será na sede da companhia (Praia Grande).

Esta edição do projeto Sesc Amazônia das Artes começou na última quinta-feira, 5, abrindo espaço para a diversidade cultural da Região Amazônica possibilitando o acesso, de forma gratuita, a bens culturais por meio do estímulo, difusão e intercâmbio de espetáculos e intervenções artísticas nas mais diversas linguagens.

Com apresentações nos Teatros Arthur Azevedo e João do Vale, bem como logradouros públicos e espaços culturais da cidade. Além do Maranhão, o projeto ocorre nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Tocantins, Rondônia e Roraima. No Maranhão, a programação contempla atrações culturais dos nove estados da Amazônia Legal e do Piauí, reunindo obras artísticas de dança, teatro, música e cinema.

Velhos

Uma das atrações maranhenses do projeto é o espetáculo “Velhos caem do céu como canivetes”, da Pequena Companhia de Teatro. Livremente inspirado no conto “Un señor muy viejo con unas alas enormes”, de Gabriel García Márquez, a peça tem dramaturgia e encenação de Marcelo Flecha e a narrativa apresenta duas personagens em permanente exercício dialético: um Ser Humano, representado pelo ator Cláudio Marconcine, e um Ser Alado, representado pelo ator Jorge Choairy.

Um ser alado cai no quintal de um ser humano. É a partir dessa premissa que a narrativa se desenvolve. O ser humano, um catador de lixo que tenta sobreviver à miséria que assola sua família, vê sua rotina mudar com a queda deum ser alado em seu quintal. O espanto inicial dá lugar à necessidade de identificar o estranho ser, gerando um permanente questionamento quanto à definição do ser alado. Seria um anjo? Um frango? Um delírio provocado pela fome? É nessa teia que o espectador é convidado a se equilibrar, enquanto os dois seres se digladiam em um intenso confronto dialético. O exílio forçoso de um, e a miséria do outro, pontuam a trama, que apresenta um cenário pós-apocalíptico permeado de desesperança. Um ser alado e um ser humano, no abismo de suas percepções, preconceitos, medos e dúvidas.

A Pequena Companhia de Teatro, em atividade desde 2005, tem sede própria – um prédio de 600 m² no centro histórico de São Luís. Concentra duas décadas de trajetória dos seus componentes no desenvolvimento de uma linguagem que potencialize seus conteúdos e na democratização do acesso a esses resultados através de debates, oficinas e circulação dos seus espetáculos.

Após a apresentação no Sesc Amazônia das Artes, a Companhia fará uma nova caminhada por toda a Amazônia Legal e o Piauí, em duas etapas. A primeira será em Palmas (TO), Ji Paraná (RO), Boa Vista (RR) e Rio Branco (AC), de 11 a 19 de maio. “O que move um grupo de teatro é o caminhar. Um caminhar no espaço, mas também no tempo. Assim como a Pequena Companha de Teatro tem caminhado por todo o Brasil, levando seu repertório para os mais diversos públicos, caminhou também no tempo que compreende uma década, para entender que suas conquistas são frutos desses dois deslocamentos – o temporal e o espacial”, diz Marcelo Flecha.

Serviço

O quê

Apresentação de “Velhos caem do céu como canivetes”, no projeto Sesc Amazônia das Artes

Quando

Domingo, 8, às 18h

Onde

Rua do Giz, Praia Grande

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.