Sucesso

Foguete da SpaceX lança satélite e aterrissa em plataforma no oceano

Lançamento foi feito para colocar satélite de comunicações em órbita; foguete voou duas vezes mais rápido que o que aterrissou mês passado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Flórida - Um foguete não tripulado SpaceX Falcon 9 decolou da Flórida na sexta-feira,6, para colocar um satélite de comunicações em órbita, depois fez um retorno suave ao pousar em uma plataforma no oceano, mostrou uma transmissão ao vivo.

Foi o segundo pouso bem-sucedido no mar de um SpaceX, do empreendedor Elon Musk. A empresa pretende oferecer serviços de lançamento com tarifas reduzidas ao reutilizar seus foguetes.

"Woohoo!!", escreveu Musk no Twitter após o pouso. "Pode ser necessário aumentar o tamanho do galpão de armazenamento de foguetes".

Suvesso

A SpaceX aterrissou com sucesso um foguete em uma plataforma flutuante em abril após quatro tentativas sem sucesso. Outro foguete Falcon havia aterrissado em uma plataforma baseada em terra firme em Cabo Canaveral em dezembro.

Antes do lançamento desta sexta, a SpaceX havia minimizado as expectativas sobre o retorno com sucesso do foguete.

O foguete voou duas vezes mais rápido que o que aterrissou mês passado, de forma que pôde colocar em órbita um satélite de transmissão de sinal de televisão mais pesado a uma distância 32.200 quilômetros superior à Estação Espacial Internacional, que está cerca de 400 quilômetros acima da Terra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.