Inovação

SpaceX lança foguete que leva carro da Tesla ao espaço

Foguete jumbo Falcon Heavy carrega um Tesla Roadster que deverá demorar 6 meses para chegar à órbita de Marte e depois ficará no espaço por ''milhões de anos''

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

CALIFÓRNIA - A SpaceX lançou um carro Tesla Roadster ao espaço ontem. O evento é considerado o principal teste do novo foguete jumbo Falcon Heavy, que deverá ser classificado como o foguete mais potente do mundo e o veículo espacial mais poderoso a ser lançado dos Estados Unidos desde os foguetes Saturn 5, da Nasa, que transportaram astronautas para a lua 45 anos atrás.

O "passageiro" do Falcon Heavy é o primeiro carro enviado ao espaço-- em uma promoção de alta tecnologia inventada pelo próprio Musk, que é dono da Tesla, montadora especializada em carros elétricos, e da empresa de transporte espacial SpaceX.

Uma imagem das câmeras de dentro do foguete mostraram o carro com um boneco vestido de astronauta no banco do motorista.

O veículo pertence a ele, que é dono da Tesla, montadora especializada em carros elétricos, e da SpaceX. Segundo Musk, o veículo levará 6 meses para chegar à órbita de Marte, mas deverá ficar em órbita por "centenas de milhões de anos". Há câmeras instaladas no carro."Eu adoro a ideia de um carro navegando aparentemente sem parar pelo espaço e talvez sendo descoberto por uma raça alienígena milhões de anos no futuro", disse o empresário.

Falcon Heavy

O Falcon Heavy é projetado para transportar cargas úteis de muito maior peso do que um carro esportivo, com a SpaceX vangloriando sua capacidade de colocar cerca de 70 toneladas em órbita terrestre por um custo de US$ 90 milhões por lançamento.

A expectativa é de que a SpaceX, com sede na Califórnia, vai ganhar vantagem em relação às companhias de foguetes comerciais rivais que buscam contratos importantes com a Nasa, as Forças Armadas dos EUA, empresas de satélites e até mesmo com turistas espaciais pagantes.

Tesla Roadster

O Tesla Roadster ganhará um "upgrade" em 2020, que o colocará como o carro mais rápido do mundo em aceleração. De acordo com o anúncio feito em novembro passado, ele será capaz de ir de 0 a 96 km/h em 1,9 segundo.

Essa marca supera o próprio Tesla Model S P100D, o híbrido Porsche 918 Spyder e o Bugatti Chiron - todos com desempenho acima de 2 segundos.

O novo Tesla Roadster ainda é conversível e tem outra característica impressionante: uma carga de bateria dura cerca de 1.000 km.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.