Ofensa

Merkel aceita pedido para abertura de processo contra comediante alemão

Ancara quer processo por causa de poema sobre presidente turco; procuradoria precisa de autorização para abrir processo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, deu permissão nesta sexta-feira,15, para a abertura de um processo contra um comediante alemão que fez um poema, considerado agressivo pelo governo turco, sobre o presidente Recep Tayyip Erdogan, de acordo com a Associated Press.

Ancara exigiu na semana passada que Jan Boehmermann fosse processado depois de afirmar que Erdogan mantém relações sexuais com cabras e ovelhas e o chamar de pedófilo.

A lei alemã exige que o governo conceda a permissão para que os promotores possam dar queixa se optar por fazê-lo, segundo a Associated Press.

Merkel, no entanto, ressaltou que decisão "não significa nem um pré-julgamento” do comediante nem uma decisão sobre os “limites da liberdade da arte, da imprensa e de opinião”. Ela lembrou a presunção de inocência do comediante e a independência do poder judicial no país, segundo a Associated Press.

Merkel também anunciou que será colocada em andamento uma reforma do código penal para suprimir o artigo 103, que castiga os insultos contra representantes de Estados estrangeiros com penas de até três anos, segundo a France Presse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.