Teatro

Espetáculo As Três Fiandeiras volta a ser apresentado em SL

Peça está em cartaz em nova temporada no Casarão Angelus Novus; montagem será apresentada às segundas e quartas deste mês e também de abril

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Espetáculo  terá sessões até abril
Espetáculo terá sessões até abril (As três fiandeiras)

As atrizes Gisele Vasconcelos, Renata Figueiredo e Rosa Ewerton voltam ao palco do Casarão Angelus Novus (Praia Grande) para mais uma temporada do espetáculo “As Três Fiandeiras”, uma produção dos Grupos Xama Teatro e Petite Mort. A peça será apresentada amanhã e nos dias 28 e 30 deste mês e 4, 6, 11 e 13 de abril (segundas e quartas-feiras), sempre às 20h.

“As Três Fiandeiras” estreou em abril de 2015, no Casarão Angelus Novus e recebeu o 2º Prêmio Nascente da Universidade de São Paulo (USP), na categoria melhor espetáculo na área de Artes Cênicas. Em 2015, além das apresentações na temporada de estreia, nos meses de abril e maio, também foi apresentada na Semana do Teatro no Maranhão, no Teatro Arthur Azevedo e na Mostra Nascente de Artes Cênicas, no Teatro da Unesp, em São Paulo.

A peça tem texto e direção de Igor Nascimento e trilha sonora de Gustavo Correia. Em cena, Gisele Vasconcelos é Isadora; Renata Figueiredo é Beatriz; e Rose Ewerton é Isabel. Três atrizes que decidem remontar um espetáculo, misturando suas histórias pessoais com as das personagens da antiga peça. Nessa costura, elas apresentam a jornada de três rendeiras que se lançam ao mar em busca do filho de uma delas, pescador desaparecido.

As personagens carregam consigo personalidades distintas. Isabel é conformada e sabe que, depois do fiasco do antigo espetáculo é hora de relaxar. Já Isadora carrega consigo a esperança e crê em dias melhores e na realização dos seus sonhos. Por fim, Beatriz cativa a racionalidade e acredita que há pouco tempo para costurar um novo espetáculo.

Discussão

A montagem leva para o palco a discussão do fazer artístico com seus desafios de gestão, criação e manutenção dos espetáculos e de companhias profissionais. O contraste entre o fazer teatral e a história pessoal das atrizes vai sendo costurado com as narrativas das personagens rendeiras, em um misto de realidade, mito e ficção a partir das referências literárias sobre o feminino, iconografias das moiras, histórias pessoais das atrizes, lendas do mar e observação do cotidiano da Raposa.

A atriz explica que a peça está em constante processo de construção e que para esta temporada foram suprimidas algumas falas e outras, acrescentadas. “Estamos refinando a apresentação, bem como a música que continua sendo executada ao vivo pelo Gustavo Correia”, diz Gisele Vasconcelos.

Do município de Raposa veio, ainda, a inspiração para o figurino, que faz referência às rendas de bilro, comuns às rendeiras de lá. Gisele Vasconcelos explica que “As Três Fiandeiras” compõe sua pesquisa de doutorado na ECA/USP, intitulada “Ator-Contador: a narrativa em performance”. O trabalho de cunho teórico-prático teve início em 2012, impulsionado pela busca de uma obra autoral e de procedimentos criativos que pudessem explorar a atuação dos atores contadores na cena teatral. A defesa da tese será dia 1º de abril.

A atriz destaca que após estas apresentações, o espetáculo só deverá ser reapresentado no fim do ano. É que o grupo Xama Teatro se prepara para percorrer mais de 30 cidades brasileiras por meio do projeto Palco Giratório com o espetáculo “A carroça é nossa”.

Serviço

O quê

Peça “As Três Fiandeiras”

Quando

Amanhã e nos dias 28 e 30 deste mês e 4, 6, 11 e 13 de abril, às segundas e quartas-feiras, às 20h

Onde

Casarão Angelus Novus, Beco Catarina Mina 123, Praia Grande

Ingressos

R$ 20,00, vendas antecipadas pelo site www.amoingresso.com (publico limitado a 40 lugares por sessão)

Ficha técnica “As Três Fiandeiras”

Direção e Dramaturgia: Igor Nascimento

Elenco: Renata Figueiredo, Gisele Vasconcelos e Rosa Ewerton

Direção Musical e Preparação Vocal: Gustavo Correia

Composição das Músicas: Gustavo Correia, Gisele Vasconcelos e Renata Figueiredo

Figurino: Cacau di Aquino

Iluminação: Camila Grimaldi

Cenografia: Ivaldo Júnior

Projeto Gráfico: Maurício Vasconcelos

Registro em vídeo: Beto Pio

Fotografia: Márcio Vasconcelos

Produção: Grupos Xama Teatro e Petite Mort

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.