Venezuela

Oposição quer fazer referendo para tirar Maduro do poder

Também foi anunciada uma proposta de emenda para adiantar eleições na Venezuela; opositores prometem usar todos os recursos constitucionais contra o presidente; depois de 17 anos de hegemonia chavista, a oposição é maioria no parlamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é alvo de oposicIonistas
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é alvo de oposicIonistas (O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é alvo da oposição )

Caracas - A oposição venezuelana anunciou ontem que convocará um referendo revogatório e promoverá uma emenda para tirar do poder o presidente Nicolás Maduro, além de fazer uma grande mobilização para pressionar a renúncia do chefe de Estado.

"A Mesa da Unidade Democrática (MUD) tomou a decisão unânime de convocar o povo da Venezuela a formar o maior movimento de pressão popular que já existiu para ativar todos os mecanismos de mudança", afirmou à imprensa o secretário executivo da coalizão opositora, Jesús Torrealba, segundo a France Presse.

Torrealba disse ainda que o parlamento, de maioria opositora pela primeira vez em 17 anos de hegemonia chavista, planeja impulsionar uma emenda constitucional que seja votada pelos venezuelanos "para reduzir o mandato presidencial e conseguir eleições este ano".

Ao mesmo tempo, acrescentou, "iniciar o processo de referendo revogatório", que pode ser ativado uma vez que Maduro, eleito em abril de 2016 para um período de seis anos, cumpra, dentro de um mês, a metade de seu mandato.

Mobilização popular

A oposição convocou, a partir de sábado, "uma ampla mobilização popular e pacífica" para conseguir a renúncia de Maduro e apoiar as vias legais que paralelamente antecipe o parlamento.

"O que fez a Unidade? Em vez de nos dividirmos pelos mecanismos, nós nos unimos pela estratégia de luta", afirmou Torrealba, ao explicar a decisão da MUD.

No entanto, analistas constitucionalistas advertiram que esses mecanismos terão de passar pelo filtro do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), acusado pela oposição de ser subordinado ao governo e que há uma semana reduziu drasticamente os poderes do Legislativo.

"O governo trancou o jogo e aprofundou o desastre econômico (...) Já não aguentamos, somos vítimas da pior crise da história do país, nada funciona. Por isso a Venezuela assumiu o caminho da mudança", disse ainda Torrealba, declarando-se convicto de que com esta estratégia múltipla conseguirão avançar em seu objetivo.

----------------

FRase

"A Mesa da Unidade Democrática (MUD) tomou a decisão unânime de convocar o povo da Venezuela a formar o maior movimento de pressão popular que já existiu para ativar todos os mecanismos de mudança"

Jesús Torrealba

Secretário executivo da coalizão opositora

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.