Guerra ao mosquito

Agentes e militares vão ao Vinhais em mutirão de combate ao Aedes

Ações são um reforço ao cronograma cumprido o ano; os mutirões são realizados por meio de parceria da Prefeitura, Estado e Forças Armadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Sexta-feira é dia de o combate ao mosquito Aedes aegypti ser reforçado com a presen­ça de agentes de controle de endemias e militares nas ruas de São Luís. Desta vez, as equipes foram para os bairros da região do Vinhais em busca de possíveis focos do mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya e para orientar os moradores.

O mutirão aconteceu nos bairros Vinhais, Planalto Vinhais I e II, Recanto do Vinhais, Vila Marinho, Vila Progresso e Cohafuma. Foram destacados 253 agentes de controle de endemias, 10 supervisores gerais e 200 homens do Exército.

Segundo Karoena Carlos Vieira, coordenadora de Vigilância Epidemiológica de São Luís, as equipes encontraram, principalmente, depósitos com água armazenada que poderiam servir de criadouros para o mosquito. “São depósitos de água expostos ao sol. As pessoas deixam caixas d’água destampadas, baldes, banheiras. Até um copinho deixado de lado pode ter um foco, mas são sobretudo os reservatórios de água. Esse é um dos principais pontos onde existe a propensão para infestação”, destacou.

Ainda de acordo com ela, inicialmente, os mutirões acontecerão até o mês de maio. Todas as sextas-feiras, as equipes estarão em bairros diferentes na guerra contra o mosquito. Mas segundo a coordenadora da vigilância epidemiológica, esse cronograma deve ser estendido para garantir que os índices de infestação fiquem satisfatórios.

O próximo mutirão acontecerá no São Raimundo. Os bairros que estão recebendo essas ações foram escolhidos porque são os que tiveram maior índice de infestação em São Luís segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa).

A coordenadora explicou ainda que as ações são realizadas durante todo o ano e os mutirões funcionam como forças-tarefa com visitas domiciliares e a conscientização da população. “A gente faz um trabalho preventivo ao adentrar a casa das pessoas e faz o tratamento com larvicida havendo ou não foco do mosquito e fazemos a parte educativa. Explicamos sobre as doenças e a forma como podemos combatê-la”, disse.

SAIBA MAIS

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti(LIRAa) é o mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti. Ele leva em conta critérios como: capitais e municípios de regiões metropolitanas, com mais de 100 mil habitantes e com grande fluxo de turistas e de fronteira.
O município é dividido em grupos de 9 mil a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo, ou estrato, são pesquisados 450 imóveis. Os estratos com índices de infestação predial:

- Inferiores a 1%: estão em condições satisfatórias
- De 1% a 3,9%: estão em situação de alerta
- Superior a 4%: há risco de surto de dengue

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.