Processo eleitoral

Donald Trump vence terceira prévia nas eleições dos EUA

Pré-candidato republicano teve 45,9% dos votos e deve somar mais 14 delegados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

WASHINGTON

O pré-candidato republicano Donald Trump venceu sua terceira prévia seguida nesta terça-feira (23). Com 100% de votos apurados, Trump teve 45,9% dos votos e esteve à frente dos senadores de origem cubana Marco Rubio (23,9%) e Ted Cruz (21,4%).

Com a vitória, o magnata nova-iorquino deve somar 14 delegados para o apoiar na convenção nacional do Partido Republicano em julho. Rubio deve ter mais sete delegados e Cruz mais seis. Ben Carson e John Kasich conseguiram mais um delegado cada.

Por volta de 6h desta quarta (24), com 77,7% da apuração em Nevada, projeções já apontavam a vitória de Donald Trump com 45,15% dos votos, seguido por Marco Rubio, com 23,53%; Ted Cruz, 22,26%; Ben Carson, 5,1%; e John Kasich, 3,48%.

Com o expressivo resultado em Nevada (Trump tem mais votos que o segundo e o terceiro colocados somados), ele amplia suas chances de ser o indicado do Partido Republicano para concorrer à presidência dos EUA na eleição de 8 de novembro.

"Serão incríveis dois meses", disse Trump, ao discursar - quando o resultado oficial ainda mostrava cerca de 5% de apuração -, sobre os próximos estados que realizarão prévias. "Nós talvez nem precisaremos dos próximos dois meses."

"Tivemos 46% dos votos entre os latinos. Eu estou realmente feliz por isso", ressaltou Trump no discurso. Na sequência, o bilionário voltou a falar sobre sua polêmica proposta de construir um muro entre os Estados Unidos e o México - e fazer o país vizinho pagar por isso.

A vitória de Trump já era prevista, pois todas as pesquisas o mostravam com dois dígitos de vatangem sobre seus oponentes. A grande questão é quem ocuparia o segundo lugar, Cruz ou Rubio, que travam uma disputa acirrada desde o início das prévias republicanas.

Delegados
Trump já venceu as primárias de New Hampshire e Carolina do Sul, mas perdeu o caucus de Iowa para Ted Cruz. Ainda assim, ele já soma uma grande vantagem no número de delegados, com 81. Ted Cruz e Marco Rubio contam com 17 cada. John Kasich conquistou seis delegados e Ben Carson quatro.

Os quatro delegados que haviam sido atribuídos a Jeb Bush, que desistiu de concorrer à nomeação, devem direcionar seus votos a outros candidatos, mas ainda não se sabe a quem.

Prévias
Até o dia 14 de junho (veja o calendário completo), eleitores de todo o país irão indicar delegados para representá-los nas convenções de cada partido. Para ser apontado candidato, um democrata precisa ter os votos de 2.382 dos 4.763 delegados disponíveis. Para um republicano, é preciso conquistar 1.237 dos 2.472 delegados disponíveis no partido.

A próxima etapa será uma primária democrata na Carolina do Sul, no sábado (27). Em seguida, a grande expectativa gira em torno da Super Terça, em 1º de maio, quando ocorrem decisões simultâneas em 14 estados e no território de Samoa Americana.

O estado que irá indicar o maior número de delegados de ambos os partidos - a Califórnia - será um dos últimos a realizar suas primárias, marcadas para 7 de junho.

Tanto primárias quanto caucuses têm duas modalidades diferentes: fechada, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e aberta, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois). Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto.

Os dois partidos definem em julho quem serão seus candidatos oficiais. A convenção do Partido Republicano acontece antes, entre os dias 18 e 21 de julho, em Cleveland, Ohio. Já o Partido Democrata aponta seu candidato oficial ao final de uma convenção realizada entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.