Eleições nos EUA

Pré-candidata republicana Carly Fiorina sai da disputa presidencial

Trump foi o vencedor da primária de New Hampshire pelo partido Republicano.; Carly Fiorina ficou em sétimo lugar na primária, com 4% dos votos.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

WASHINGTON

A pré-candidata republicana as eleições presidenciais dos Unidos, Carly Fiorina, deixou nesta quarta-feira (10) a disputa. O anúncio foi feito em um post em sua conta no Facebook. "Enquanto suspendo minha candidatura hoje, continuo a viajar por este país e lutar pelos americanos que se recusam a aceitar as coisas como estão e um status quo que não funciona mais para eles", afirmou em um texto publicado na rede social.

Na primária realizada em New Hampshire nesta terça-feira, o magnata Donald Trump foi o vencedor pelo partido Republicano. Trump obteve 35% dos votos republicanos. Já Carly Fiorina ficou em sétimo lugar, com 4% dos votos. Do lado democrata, o vencedor foi Bernie Sanders.

"Para jovens garotas e mulheres pelo país, eu digo: não deixem outros as definirem. Não escute ninguém que diga que você deve votar de um certo modo ou em uma certa candidata porque você é uma mulher. Isso não é feminismo", diz o texto divulgado por Fiorina.

Favoritismo de Trump
A vitória em New Hampshire consolida o favoritismo de Donald Trump entre os republicanos. O bilionário lidera as pesquisas no partido com um discurso de fortalecimento das Forças Armadas e combate à imigração ilegal.

"Nós vamos fazer nossas Forças Armadas tão fortes que ninguém vai mexer conosco”, disse Trump, que reiterou a promessa de construir um muro na fronteira dos EUA com o México.

O bilionário também prometeu garantir o direito dos norte-americanos de se armarem, num momento em que o presidente Barack Obama, um democrata, tem proposto aumentar os controles sobre a posse e o porte de armas no país.

De acordo com a TV ABC, Trump venceu pois conseguiu grande apoio entre os eleitores republicanos que buscam um candidato de fora do sistema político tradicional, estão irritados com a administração de Barack Obama e estão preocupados com a economia e o terrorismo. As pesquisas apontam também que 2/3 dos eleitores apoiam a proposta do bilionário de proibir temporariamente a entrada de muçulmanos nos EUA.

Disputas seguem até junho
New Hampshire foi o segundo estado norte-americano a realizar as prévias para as eleições presidenciais de 2016. Em 1º de fevereiro, os eleitores de Iowa deram vitória ao senador Ted Cruz no partido Republicano e a Hillary Clinton no Democrata.

Até junho, todos os 50 Estados realizarão as disputas. Os próximos são Carolina do Sul e Nevada, onde a decisão ocorre em 20, 23 e 27 de fevereiro.

O cenário na Carolina do Sul é favorável a Trump, mas não a Sanders. O bilionário tem 36% das intenções de voto entre os republicanos, ante 19,7% de Ted Cruz, que ocupa a segunda posição. O senador democrata, por outro lado registra 32,5%, pouco mais da metade dos 62% de Hillary, que também leva vantagem em Nevada. Os dados são uma média das pesquisas de intenções de voto monitoradas pelo site Real Clear Politics.

A eleição presidencial nos EUA é indireta, realizada por 538 delegados eleitorais, distribuídos pelos Estados conforme sua população. Em 48 dos 50 estados americanos (as exceções são Maine e Nebraska), o candidato vitorioso nas prévias recebe todos os votos dos delegados desses estados. Ganha a votação o candidato que somar ao menos 270 delegados. Neste ano, a eleição ocorre em 8 de novembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.