Segurança

PM divulga esquema de segurança para o Réveillon em São Luís

O esquema especial acontece nos dias 31 de dezembro, 1º e 2 de janeiro e será feito em toda a orla marítima, além de incursões em bairros
26/12/2015
Polícia Militar do Maranhão fará blitze em pontos estratégicos (blitz h)

SÃO LUÍS - Mais de 2 mil homens da Polícia Mi­litar do Maranhão estão mobilizados para o reforço da segurança pública durante as festividades de fim de ano. A ação, desenvolvida pelo Governo do Estado, engloba diversas modalidades de abordagem e maior contingente no policiamento metropolitano, a fim de proporcionar tranquilidade a quem for participar de eventos e celebrações na virada de ano. O esque­ma especial acontece nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2016, e será estendido até o dia 2 de janeiro.

De acordo com o coronel Pedro Ribeiro, comandante do Policiamento de Área Metropolitana I (Cpam I), o planejamento operacional de segurança no Réveillon envolve policiais a pé, cavalaria, patrulhamento em viaturas e aéreos, quadriciclos e até em vans. Na orla marítima, toda a extensão estará coberta com guarnições disponíveis. O policiamento metropolitano vai desde a Praia da Guia até a Praia de Panaquatira em São José de Ribamar, além da Avenida Litorânea, onde haverá programação cultural com shows musicais e maior fluxo de pessoas.

O Comando Tático Aéreo estará disponível com rondas aéreas e o patrulhamento terrestre seguirá a pé, em quadriciclos e nas viaturas. Nas praias, a cavalaria percorrerá dunas e áreas de difícil acesso, se necessário, em função de ser uma modalidade que enfatiza a mobilidade e a visibilidade. Segundo o coronel Pedro Ribeiro, as medidas de segurança serão estendidas a outras áreas da capital. “Também faremos contenções por meio de barreiras nos grandes corredores, realizando testes com bafômetro”, informou.

Policiamento
Para os bairros, a PMMA também montou uma estratégia de cobertura policial para garantir a segurança do público que quiser acompanhar de casa a chegada de 2016. “Organizamos incursões policiais nos bairros a partir do trabalho com policiais em vans. Assim, proporcionamos mais segurança às pessoas que desejarem ficar em casa ou em retiros”, explicou o comandante do Cpam I.

A polícia contará, ainda, com o sistema de radiocomunicação durante toda a operação, o que vai garantir maior agilidade. “O sistema será usado para aperfeiçoar e potencializar as ações policiais. Por meio dos rádios digitais, conseguimos fazer com que todas as equipes policiais tenham uma sintonia nas ocorrências. O sistema permite que o patrulhamento seja mais sincronizado”, explicou o coronel Pedro Ribeiro.

Em toda a cidade, policiais farão revistas em paradas de ônibus e de usuários do sistema de transporte público. Haverá guarnições com atenção voltada também para os locais onde haja recolhimento de presos e infratores, como as áreas externas da Funac e unidades do sistema penitenciário. Nos hospitais de emergência, como Socorrões I e II, o policiamento também se­rá reforçado. E também nos portões de entrada e saída de São Luís. l

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte