Imperatriz elimina o Manaus nos pênaltis e avança às oitavas de final da Série D
Cavalo de Aço mostra poder de reação após derrota no tempo normal para garantir classificação no mata-mata da Quarta Divisão.
IMPERATRIZ - Foi com um sofrimento bem acima do esperado, mas o Imperatriz está classificado para as oitavas de final do Campeonato Brasileiro Série D. Contando com o apoio da torcida colorada no Estádio Frei Epifânio, o Cavalo de Aço voltou a enfrentar o Manaus na noite deste sábado (9), na partida de volta da segunda fase da Quarta Divisão, e foi surpreendido com a atuação dos visitantes: após perder por 2 a 0 no jogo de ida em casa, o time amazonense foi ao ataque, buscou a vitória por 2 a 0 levou a disputa da vaga para as cobranças de pênaltis. Depois de todo esse grande susto, o Imperatriz teve um aproveitamento perfeito nas penalidades, derrotou o Manaus por 5 a 3 e se mantém vivo na briga pelo acesso para a Série C em 2026.
Disposto a confirmar a classificação sem maiores dificuldades e empurrado pela torcida no Frei Epifânio, o Imperatriz tentou impor seu estilo de jogo contra o Manaus, mas o Gavião Real, com uma formação bastante ofensiva, criou várias chances e pressionou o Cavalo de Aço, que teve trabalho para segurar o 0 a 0 até o intervalo. Na segunda etapa, o Manaus manteve o ritmo e abriu o placar com um belo chute de Diogo Carlos, aos 12 minutos. Depois disso, o Imperatriz até conseguiu controlar as investidas adversárias e valorizar a posse de bola, mas o clube amazonense chegou ao segundo gol aos 49 minutos, com Wanderson, que aproveitou falha da defesa colorada e levou a disputa para as cobranças de pênaltis. Nas penalidades, todos os batedores do Imperatriz converteram suas cobranças e contaram com uma defesa do goleiro Redson, que segurou o chute de Gabriel Nassom, para garantir a vitória por 5 a 3.
Nas oitavas de final da Série D, o Imperatriz enfrentará o vencedor do confronto entre América-RN e Juazeirense, que disputam a partida de volta na tarde deste domingo (10), a partir das 16h, na Arena das Dunas, em Natal. Quem vencer, avança para jogar contra o Cavalo de Aço, enquanto um empate leva a decisão para as cobranças de pênaltis, já que o duelo de ida entre as duas equipes, realizado no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, terminou com empate por 1 a 1.
Com a classificação diante do Manaus, o Imperatriz é um dos 12 times que carimbaram o seu passaporte para as oitavas de final da Série D neste sábado (9): Altos, Santa Cruz, Manauara, ASA, Aparecidense, Goiatuba, Rio Branco-ES, Inter de Limeira, Mixto, Ceilândia e Barra também avançaram em suas séries e mantiveram vivo o sonho do acesso. Vale ressaltar que os quatro semifinalistas da Quarta Divisão garantem vaga para disputar a Série C na temporada de 2026.
O jogo
Incentivado pela torcida no Frei Epifânio, o Imperatriz tentou ir para cima do Manaus no começo da partida, mas o clube amazonense avançou as suas linhas e impôs dificuldades ao time colorado. Logo aos nove minutos, Gustavo Ermel cobrou falta e obrigou Redson a fazer uma defesa difícil. A resposta do Imperatriz veio aos 16, com Ícaro, que invadiu a área, arriscou o chute e viu a bola passar bem perto do gol.
Sem medo de arriscar, o Manaus chegou com perigo novamente aos 17 minutos, com Gustavo Ermel, que encontrou espaço na defesa do Imperatriz, finalizou e mandou a bola na trave. Animado, o time amazonense quase abriu o placar aos 22: Adilson Bahia bateu forte, Redson deu rebote, e Gustavo Lila, na sobra, acertou o travessão.
Depois de segurar a pressão do Manaus, o Imperatriz acumulou chances na reta final do primeiro tempo. Aleilson, aos 33 minutos, aproveitou erro na saída de bola da equipe amazonense, chutou com categoria, e Gustavo fez grande defesa. Pouco depois, aos 36, Hitalo Sousa foi lançado por Ícaro e finalizou para mais uma bela defesa de Gustavo. O Manaus ainda respondeu nos acréscimos, com Redson tendo que fazer duas defesas em chutes de Roney e Adilson Bahia aos 49 minutos.
Manaus encontra espaços e leva a disputa para os pênaltis
Com a confiança renovada pelo bom primeiro tempo que fez no Frei Epifânio, o Manaus voltou para a segunda etapa com uma agressividade ainda maior, diante de um Imperatriz que valorizava o resultado e tentava responder nas jogadas em velocidade. De tanto insistir, o Gavião Real abriu o placar aos 12 minutos, em um belo chute de longe de Diogo Carlos.
Sentindo o drama do confronto, o Imperatriz fez mudanças e passou a valorizar a posse de bola, enquanto o Manaus, com as linhas avançadas, tentava forçar erros do Cavalo de Aço e voltar a finalizar a gol. O time amazonense, no entanto, desacelerou e só voltou a levar perigo em um chute de longe de Brenno, aos 45 minutos, que saiu pela linha de fundo.
Quando a classificação do Imperatriz parecia certa, o Manaus chegou ao segundo gol e transformou a festa da torcida colorada em apreensão. Aos 49 minutos, o goleiro Redson saiu mal do gol após levantamento na grande área, e a bola sobrou para Wanderson, que conseguiu cabecear da entrada da grande área e ampliou a vantagem do time amazonense, levando a disputa para as penalidades.
Cobranças de pênaltis
Imperatriz e Manaus tiveram 100% de aproveitamento nos três primeiros pênaltis: Rayllan, Hitalo Sousa e Felipe Macena marcaram para o Cavalo de Aço, enquanto Wanderson, Jonas e Gustavo Lila balançaram as redes pelo time amazonense. Na sequência seguinte, o Cavalo de Aço abriu vantagem com um chute certeiro de Nassom e a defesa do goleiro Redson na tentativa de Gabriel Masson. Na quinta cobrança do Imperatriz, Wyldson Lima mostrou frieza para marcar o quinto gol e confirmar a suada classificação da equipe maranhense.
FICHA TÉCNICA
IMPERATRIZ: Redson; Fabrício, André Penalva (Ronny), Nassom e Weslley Santos; Jeferson Prill, Cloves (Gleidson), Ícaro (Wyldson Lima) e Hitalo Sousa; Vitor Xavier (Rayllan) e Aleilson (Felipe Macena). Técnico: Paulinho Kobayashi
MANAUS: Gustavo; Vitinho (Brenno), Luís Fernando, Jefferson e Miliano; Gustavo Lila, Hebert e Diogo Carlos (Wanderson); Gustavo Ermel (Gabriel Masson), Roney (Adriano Junior) e Adilson Bahia (Jonas). Técnico: Renatinho Potiguar
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.